Alunos da IMED desenvolvem soluções para revitalizar Centro de Porto Alegre
Instituição participou do 'Desafio Criativo Centro+' para realizar soluções inovadoras para a capital gaúcha

Uma maratona de 48 horas para desenvolver soluções inovadoras para a revitalização da região central de Porto Alegre. Este foi o 'Desafio Criativo Centro +'. Chamada de 'hackathon', a iniciativa reuniu participantes divididos em 25 equipes, que elaboraram propostas em cinco eixos temáticos: Ativação Econômica, Iconicidade, Mobilidade Urbana, Mobiliário Urbano e Vivências do Centro. Entre os finalistas, dois tinham a participação de alunos da IMED. Uma delas conquistou o terceiro lugar na competição: a proposta Iluminarte, projeto com foco na Educação Patrimonial.
Para chegar à decisão, os trabalhos encararam uma banca composta por técnicos e pessoas que possuem atividades profissionais e acadêmicas diretamente ligadas ao cotidiano da cidade. Os seis escolhidos aram o final de semana no Farol Santander, concluindo as propostas com a ajuda de mentores.
"Como estratégias planejamos a implantação de iluminação cênica focal e totens indicativos em importantes pontos da Praça da Alfândega", explica a mestranda em Arquitetura e Urbanismo, Janaina Antunes dos Santos. Segundo ela, os totens conterão QR Codes que direcionam o visitante para um página, na qual terá uma explicação sobre a obra que estará em sua frente. "Ao fim, haverá um quiz com questões envolvendo o que foi lido e o que está visualizando. Obtendo um bom desempenho, o visitante será recompensado com descontos ou brindes do comércio local", completa.
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Porto Alegre, Giulie Anna Baldissera Leitte Teixeira, foi muito gratificante poder prestigiar a decisão de uma das ações do Pacto Alegre. "Na abertura do evento, conheci as propostas dos grupos finalistas. E no sábado pela manhã, ao visitar os grupos no Farol Santander junto com a professora Débora Ávila, descobrimos um pouquinho mais sobre as soluções de alguns grupos", revela.
A proposta que ficou em terceiro lugar no desafio pretende iniciar o projeto piloto na Praça da Alfândega, englobando monumentos e prédios com importância cultural no entorno. Ela pode ser ampliada para outros pontos do Centro de Porto Alegre. Além de Janaína, as alunas Larissa Ribeiro e Luciana Pacheco do curso de Direito da IMED POA também tiveram suas propostas entre as seis finalistas.
Os vencedores:
Primeiro lugar: 'Qual é a parada?', com os integrantes: Carolina Falcão, Emanuel Barros, Fernando da Costa Pfitscher e Lucas Antônio.
Segundo lugar: 'Aqui no Centro', com os integrantes: André Neto, Martina Mombelli, Marina Schmitt Fração e Jaqueline Damazio.
Terceiro lugar: 'Iluminarte', com os integrantes: Adriana Conti, Alberto Silva Flores, Arthur de Carvalho Vollino de Vargas, Daniel Francisco De Luca e Janaina Antunes dos Santos.
O 'Desafio Criativo Centro+' é uma parceria entre a prefeitura da Capital, o Pacto Alegre - movimento que conta com a participação da IMED -, BS Project e Co.nectar Hub.