Álbum dos 150 anos da Imigração Italiana no Estado será lançado em 2025

Exemplar é patrocinado integralmente pela Móveis Florense e também contará com versão publicada na Itália

Exemplar terá tradução realizada pelo Programa UCS Línguas Estrangeiras - Crédito: Divulgação/Acervo Valter Susin

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) produz um álbum que contará a história de 150 anos imigração italiana no Rio Grande do Sul, na qual também será lançado em 2025 em forma de homenagem na Itália. O material é composto por 600 páginas e será impresso em dois idiomas, italiano e em portugues. O exemplar é patrocinado integralmente pela Móveis Florense.

Para o material ser publicado também em outro país, foi necessário realizar acordos. Algumas decisões foram pensadas pela missão acadêmica da universidade e proporcionaram trocas de informações com órgãos como o Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores, em Roma, e as universidades de Gênova, Pádova e Turim.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, comenta que o álbum tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre a história italiana após a sua imigração no Estado, em que marcaram a história gaúcha e brasileira. "A proposta é abordar, sob diferentes olhares, a imigração italiana para o Rio Grande do Sul e suas ressonâncias nos tempos em que vivemos", afirma.

Sobre o álbum comemorativo

O exemplar conta com a de 40 pesquisadores brasileiros e italianos que contribuíram abordando temas como a colonização, Educação, Economia, Imprensa, Religiosidade e Política. Além disso, em cada capítulo é possível encontrar ilustrações por meio de fotografias e documentos históricos.

O álbum tem como organizadores o retiro de Gelson Leonardo Rech; o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade, Anthony Beux Tessari; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Roberto Radünz; e o pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese. A tradução fica por responsabilidade da equipe do 'Programa UCS Línguas Estrangeiras'.

Comments