'#TeuFuturo Delas' aproxima mulheres da área de Ciência da Computação
Projeto é vinculado à Fundação Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Atualmente, apenas 15% dos estudantes de cursos de Ciência da Computação são mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Computação. Entre os profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação (TI), 20% se identificam com o gênero feminino, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o propósito de ajudar a mudar esse panorama, surge o '#TeuFuturo Delas', iniciativa vinculada à Fundação IMED.
A ação não se trata apenas de aproximar mulheres à área, mas, principalmente, de dar a elas condições de permanecer nesse espaço. Levantamento realizado pelo IBGE aponta que 79% das mulheres desistem dos cursos de Tecnologia da Informação logo no primeiro ano. Para isso, o programa oferece conteúdo, mentoria, rede de apoio e bolsas de estudos para formação inicial e para graduação no curso de Ciência da Computação.
Para apoiar, o '#TeuFuturo Delas' conta com uma equipe de mentoras, todas voluntárias, e realiza uma campanha de financiamento coletivo, pela qual qualquer pessoa pode contribuir financeiramente para o programa. Os recursos arrecadados serão destinados ao financiamento de bolsas de estudos. Funcionará da seguinte forma: para cada 40% de bolsa de graduação promovida por meio da campanha, a IMED apoiará mais 40%, fazendo com as bolsas atinjam um total de 80%.
Somente neste ano, o programa conta com mais de 700 bolsistas em todo Brasil, com cursos gratuitos para os estudantes e apoiados por empresas parceiras. Do total, mais de 200 são do gênero feminino. As candidatas a bolsas na graduação serão avaliadas conforme critérios de desempenho e engajamento na formação, e as mais bem colocadas receberão as bolsas.
Desde a sua criação, em 2013, o programa já formou mais de 340 estudantes, na região de o Fundo e Porto Alegre. Atualmente, está ligado também ao programa 'Jovem RS - Conectado ao futuro', do governo do Rio Grande do Sul.
Quem quiser apoiar o programa poderá fazer pelo site ou diretamente à Fundação IMED, por PIX, com a chave: CNPJ 08.027.218/0001-41.