'Projeto Literário Diálogos Contemporâneos' convoca escritores nacionais para debate

Encontro, que ocorre no Theatro São Pedro, em duas noites por semana de novembro, coloca em pauta temas que julga importantes nos dias atuais

Os encontros têm entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h de cada data do projeto - Crédito: Divulgação

O 'Projeto Literário Diálogos Contemporâneos', que ocorre no Theatro São Pedro, em duas noites por semana de novembro, coloca em pauta temas que julga importantes nos dias atuais. Para falar sobre esses assuntos, que vão de empatia, cenários distópicos, literatura na periferia, mundo digital, espiritualidade, envelhecimento, violência contra mulheres e outros, foram convidados alguns escritores nacionais para o debate.  

A lista de autores é composta por Elisa Lucinda, Fabrício Carpinejar, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Mario Prata, Mary Del Priore, Renato Janine Ribeiro, Sérgio Vaz, Tereza Cruvinel e Xico Sá.  

O evento também agrega figuras locais relevantes no cenário cultural do Rio Grande do Sul, atuando como mediadores de cada debate, a fim de tornar as atividades dinâmicas e atrativas. Os encontros têm entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h de cada data do projeto, por ordem de chegada, e limitados a apenas um por pessoa. 

Abaixo, confira a programação:  

No primeiro dia, que ocorre no dia 3, quarta-feira, o tema será 'Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito'. Elisa Lucinda, que é conferencista, poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz, será a atração do encontro. A mediação fica a cargo de Ricardo Silvestrin 

No outro dia, 4, literatura, pestes, pandemias e distopias, serão assuntos debatidos. No centro do momento, Ignácio de Loyola Brandão, cronista do jornal O Estado de S. Paulo estará presente, com a mediação de Luiz Antonio de Assis Brasil.  

No dia 9, terça-feira, o tema 'Mundo digital e sociedade em rede: as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação', será abordado pelo escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste, Xico Sá. A mediação será do jornalista Roger Lerina. Na quarta-feira, 10, 'A literatura que vem da periferia' será tema de Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural, autor de oito livros. A mediação será de José Falero. 

No dia 16, terça-feira, 'Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação' é tema do escritor Fabrício Carpinejar, com a mediação de Mário Corso. Na quarta-feira, 17, 'Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo' será discutido pelo professor e escritor Renato Janine Ribeiro. A mediação é de Jane Tutikian. 

Na terça-feira, 23, o escritor Mario Prata falará sobre o tema 'O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens' e a mediação será de Tabajara Ruas. Na quarta, 24, 'Cenários para um mundo pós-pandemia: O fim do século XX e o futuro que nos espera', será tema da jornalista Tereza Cruvinel e a mediação do jornalista Domício Grillo.  

No dia 29, que será em uma segunda-feira, a historiadora Mary Del Priore falará sobre 'A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira'. Gabriela Souza será a mediadora. Na terça-feira, 30, 'Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade' será debatido pela jornalista Fernando Morais, com a mediação de Laura Sito. 

Protocolos sanitários 

Durante todas as conferências será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Os assentos terão distância de dois metros entre si, estando o público apto a ocupar 40% da capacidade total do Theatro São Pedro. 

Haverá álcool em gel disponível no hall de entrada, onde também será feita medição de temperatura para ingresso no local. Também será exigida a apresentação de aporte vacinal, conforme determinação do Governo do Estado.

Comments