'Festival Olhe para Cima' colore Centro Histórico com intervenções artísticas

Neste ano, artistas produzirão 13 obras distribuídas em bairros de Porto Alegre

Parede de prédio próximo ao viaduto da Avenida Borges de Madeiro é pintada - Crédito: Divulgação

O 'Festival Olhe pra Cima' retorna a Porto Alegre para sua terceira edição, com ações programadas entre novembro e dezembro. Neste ano, o evento trará quatro novos murais para o Centro Histórico e Cidade Baixa, somando um total de 13 intervenções artísticas espalhadas pela cidade e mais de cinco mil metros quadrados de paredes transformadas em telas ao ar livre. Os artistas Pamela Zorn, Cacau Weimer, Tiago Berao e Xadalu Tupã Jekupé ão as obras, que ocuparão prédios nas ruas dos Andradas, Jerônimo Coelho e Coronel Genuíno.

De acordo com o criador e curador do festival, Vinicius Amorim, a proposta vai além de embelezar a cidade. "Estes murais ressignificam a maneira como nos relacionamos com a cidade e também com a arte. Nosso convite é fazer com que a gente olhe pra cima e descubra ângulos novos da nossa cidade, que se transformou em uma galeria de arte a céu aberto, com arte pública, democrática e ível para todos", revela.

Além das obras no Centro, o festival realizará uma ação social no bairro Sarandi, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes deste ano. Dez artistas serão selecionados por meio de uma convocatória aberta no site do evento. Cada artista receberá um cachê de R$ 1.200 para desenvolver, em parceria com o Coletivo Abrigo, organização de educação, cultura e assistência social, um mural coletivo que integrará o tour artístico promovido pelo festival.

Com financiamento do Pró-Cultura RS, patrocínio da Tintas Renner by PPG e apoio da Elev Energy Drink, o festival reforça seu compromisso com a revitalização urbana e o o democrático à arte. As intervenções artísticas começam em 12 de novembro, com previsão de conclusão até 20 de dezembro.

Comments