SXSW: seja bem-vindo ao mundo dos eventos pós-Covid
explora como as conferências e feiras estão reinventando a experiência com o hibridismo


As formas como os eventos acontecem foram mudando com o ar do tempo. Com a chegada da tecnologia, as bases de sistemas facilitaram as burocracias de cadastro e o, assim como os celulares possibilitaram um novo mundo, com interação e atualizações constantes. Agora, o questionamento do "Re-inventing Live Events for a Post-Covid World", (Reinventando eventos ao vivo para um mundo pós-Covid, em tradução livre ao português), abordou como as marcas estão retornando aos encontros presenciais e complementando isso com uma experiência digital. Essa nova geração de convenções, chamados de "híbridos", aparece com uma variedade de desafios.
Com a presença de Rex Serrao, diretor sênior de Tecnologia de Marketing (Marca e Eventos) da Salesforce, e Jeff Sinclair, CEO e cofundador da Eventbase Technology Inc, o bate-papo explorou como as feiras e conferências estão se reinventando. A dupla ofereceu conselhos práticos, dicas de tecnologia e ideias que são possíveis de aplicar na realidade de cada um. Uma das primeiras falas de Jeff causou gargalhadas ao público: "Como era um evento antes da pandemia da Covid-19? É um desafio lembrar", questionou.
Um dos desafios apontados por Rex é a frieza dos congressos que acontecem em plataformas de conferência remota, com cada pessoa sentada em sua casa, sem trocas e vivências com outras pessoas. "A conexão pessoal duradoura encontrada em eventos ao vivo nunca será alcançada em eventos online", afirmou. Neste ano, Jeff explicou que as feiras ainda apresentam experiências separadas para quem está pessoalmente no espaço e para quem está em casa, seguro da pandemia. "Eu realmente sinto que nunca paramos para pensar no híbrido, ele apenas apareceu, como um unicórnio", comentou.
Rex complementou com mais uma possibilidade dos encontros presenciais e onlines ao mesmo tempo, questionando se as pessoas querem pegar um avião até Austin, por exemplo, ou ficar assistindo o evento de pijama, da sala de casa - o que causou gargalhadas no público presente novamente. No chat, os telespectadores questionaram a dupla sobre a inclusão de pessoas com deficiência e pessoas de outros países que os encontros com presença on-line possibilitam.
Um dos trabalhos da empresa de Jeff, que ganhou o prêmio 'Melhor aplicativo de evento', no Event Technology Awards de 2020, é capacitar aplicativos móveis e tecnologia de feiras de nível empresarial para SXSW, Salesforce, Cisco, Adobe e muitas outras marcas globais. A marca também é reconhecida como uma das mais premiadas de plataformas para aplicativos de eventos.
Com o apoio da ADS, empresa de monetização de portais e e ao publisher, Coletiva.net cobre pela quarta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento é realizado de forma híbrida, presencialmente, em Austin, no Texas (Estados Unidos), bem como por transmissão on-line. De 11 a 14 de março a jornalista Eduarda Endler escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos.