SXSW: qual é o futuro do Jornalismo?
Conexão com os telespectadores digitais sem esquecer a televisão tradicional foi apontada como aposta certeira


A cobertura do South by Southwest (SXSW) desta sexta-feira, 14, pelo Coletiva.net termina ao assistir um time de peso. A sessão destaque 'The Future of News is NOW' (o futuro das notícias é agora, em tradução livre ao português) traz uma discussão sobre como os veículos de Jornalismo estão conduzindo a organização de notícias mais assistida dos Estados Unidos por meio deste período histórico, uma vez que os consumidores de notícias estão mudando os hábitos de visualização de maneiras transformadoras.
O teve a presença de Julia Boorstin, da CNBC; Symone D. Sanders, Hallie Jackson, Rashida Jones e Al Roker, da NBCUniversal; e Noah Oppenheim, da NBC News. Um dos assuntos abordados foi como as três redes de streaming distintas encontraram o sucesso ao se conectar com os telespectadores no mundo digital. Enquanto estão em rápido e constante crescimento, seguem fornecendo conteúdo atraente para serviços de televisão tradicionais.
Outro destaque foi a fala da ex-assessora da Casa Branca e agora da NBCUniversal, Symone Sanders, a qual afirmou que gosta de alcançar as conversas políticas em grupos que não são destinados a isso. "Eles existem. Tenho muitos amigos que a única coisa que eles sabem sobre política é o que coloco no meu Instagram todos os dias", salientou. Ela explicou que quando as notícias políticas chegam a essas pessoas, em grupos não destinados ao nicho, acontece o rompimento das barreiras.
Entre os comentários da transmissão do festival, houveram críticas às falas dos jornalistas e aos posicionamentos, como um que afirmou que "vender mercadorias prejudica a integridade jornalística e a história do programa", criticando a falta de reportagens e recursos. Já outros comentários afirmaram que a conversa focou na NBC News como se fosse uma anunciante do .
Com o apoio da ADS, empresa de monetização de portais e e ao publisher, Coletiva.net cobre pela quarta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento é realizado de forma híbrida, presencialmente, em Austin, no Texas (Estados Unidos), bem como por transmissão on-line. De 11 a 14 de março a jornalista Eduarda Endler escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos.