SXSW: o que é mais estressante, pandemia ou apocalipse zumbi? Noah Hawley responde
Sessão destaque do festival traz conversa com criador das séries Fargo e Legion


A primeira cobertura do South by Southwest (SXSW) deste sábado, 12 pelo Coletiva.net começa com a sessão destaque 'Anthem: A Conversation with Noah Hawley', em que o premiado showrunner, cineasta e romancista best-seller Noah Hawley falou com Jeffrey Goldberg, editor-chefe do The Atlantic, sobre o seu sexto e mais novo romance, chamado Anthem. Noah, que também é criador das séries 'Legion' e 'Fargo', mostra em seu livro um comentário incisivo, cultural, pensativo e divertido para o verdadeiro mundo, examinando uma infinidade de questões que estão em curso, desde divisões políticas a mudanças climáticas.
Durante a conversa, Noah itiu que Anthem foi a escrita mais desafiadora até o momento, em função do nível de retrospectiva da obra. A aventura épica conta a história de heróis improváveis ?em uma missão para salvar uma vida inocente, mas que pode acabar salvando a todos. A crítica tem definido o thriller literário épico como "uma aventura que encontra luzes inextinguíveis em cantos escuros", com personagens vívidos, enredo brilhante e uma história atemporal.
Vencedor de um Emmy Award (prestigiado prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão) e um Edgar Award (prêmio concedido anualmente para o melhor da ficção de mistério, não-ficção e roteiros para cinema e televisão), Noah discutiu com Jeffrey questões de raça e violência, suicídio entre jovens na pandemia, capitalismo, tecnologia e jornalismo.
Questionado por Jeffrey sobre a similaridade que pode existir entre a ficção e a realidade, exemplificando com a guerra entre Rússia e Ucrânia, Noah faz a comparação: "E se realmente não for o apocalipse, e sim 10 anos ruins? O apocalipse é fácil, é claro. E esse momento é estressante, confuso. Quando os zumbis aparecem, a vida é simples. Mas se preocupando sobre pandemia e guerra, nosso sistema nervoso falha".
Uma das perguntas do público foi sobre as dificuldades de escrever e criar algo. Noah explicou que a maior parte das pessoas sofrem para encontrar o equilíbrio entre a linha de drama e comédia. "Acho que o que eu faço sempre vai ser um nicho disso, em algum nível. As pessoas gostam dos Vingadores, que às vezes dizem algo engraçado também", comenta.
Com o apoio da ADS, empresa de monetização de portais e e ao publisher, Coletiva.net cobre pela quarta vez o South by Southwest (SXSW). Neste ano, o evento é realizado de forma híbrida, presencialmente, em Austin, no Texas (Estados Unidos), bem como por transmissão on-line. De 11 a 14 de março a jornalista Eduarda Endler escreve para o portal sobre as principais atrações e bastidores do festival, além de abastecer as redes sociais com conteúdos exclusivos.