'Sala Redenção' prepara sessão especial em comemoração de aniversário

Inaugurada em 22 de abril de 1987, trata-se de um dos espaços de difusão cinematográfica não comercial mais antigos de Porto Alegre

Para celebrar seus 38 anos, a Sala Redenção escolheu exibir Retratos Fantasmas, documentário de Kleber Mendonça Filho - Crédito: Divulgação

A 'Sala Redenção' comemorou na última terça-feira, 22, seu aniversário de 38 anos com sessão de 'Retratos Fantasmas'. Na ocasião, o cinema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) abriu suas portas para confraternizar com o público e para abrigar o lançamento da revista do novo Cineclube Ciclo, cuja temática da edição de estreia são os cinemas de rua.

Inaugurada em 22 de abril de 1987, a 'Sala Redenção' é um dos espaços de difusão cinematográfica não comercial mais antigos de Porto Alegre. Com sessões de segunda a sexta, às 16h e às 19h - frequentemente acompanhadas por debates -, o equipamento cultural da Ufrgs é voltado para a formação de público no campo do audiovisual. 

A programação é construída a partir desse princípio e disponibilizada gratuitamente para toda a comunidade, contribuindo para a atuação da universidade pública na democratização do o à cultura. Para celebrar seus 38 anos, a 'Sala Redenção' escolheu exibir 'Retratos Fantasmas', documentário de Kleber Mendonça Filho, que retrata a crise dos cinemas de rua de Recife, sua cidade natal. 

O filme traz imagens do arquivo pessoal do diretor, gravadas na virada dos anos 1980 e 1990. Com narração do próprio cineasta, o longa mostra como espaços vibrantes e movimentados foram aos poucos se deteriorando e perdendo espaço no cotidiano da vida cultural das cidades. São gravações raras que apresentam uma memória dos cinemas de rua, ao mesmo tempo em que provocam a reflexão sobre o contraponto apresentado pelas atuais salas exibidoras no país. 

Comments