Rima com mensagem antirracista vence batalha no South Summit

Versos sobre a vida nas periferias marcaram presença no evento de inovação encerrado na última sexta-feira

Com 17 anos, Matheus, morador do Rubem Berta, que faz rimas há sete anos, venceu a competição do SSB em 2025 - Crédito: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac

No último dia do South Summit Brazil (SSB), que aconteceu no final da última semana, quem chegava no Cais Mauá, em Porto Alegre, era recebido ao som de rimas afiadas e cheias de propósito. Em uma batalha, ao vivo, seis jovens dos Centros de Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) mandaram seu recado usando de criatividade e consciência social.

Sob a condução dos MCs DKG Dekilograma e Negra Jaque, os participantes encararam o desafio de improvisar sobre temas como inovação, lealdade e sonho - sempre com um olhar atento à realidade das periferias e com um forte tom antirracista. A atividade, promovida em parceria com o 'RS Seguro COMunidades', a Secretaria da Cultura (Sedac), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Central Única das Favelas (Cufa) e o projeto Batalha das Nações, encerrou a programação social desta edição do South Summit. O evento tem correalização do governo do Rio Grande do Sul.

Além do prêmio de R$ 2 mil, o vencedor da batalha, Matheus Goulart Trindade, vai se apresentar na Expo Favela 2025. O valor em dinheiro foi oferecido pela Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Sedac, e pela Cufa para incentivar a participação dos estudantes. O secretário de Estado da Cultura em exercício, Benhur Bortolotto, recepcionou os participantes e encorajou as rimas. "É o segundo ano que a Sedac realiza esse encontro dentro do South Summit. É uma oportunidade de ouvirmos o que os jovens pensam, incentivando a criatividade e a coragem desses talentos que são atendidos pelos Centros de Juventude do Estado", afirmou.

Com 17 anos, Matheus, morador do Rubem Berta, em Porto Alegre, faz rimas há sete anos e conquistou o prêmio de campeão gaúcho de freestyle, subgênero do rap com letras improvisadas. "Adorei o evento, rimei vários tópicos, mas o que mais me marcou foi o racismo, porque a gente que é preto vive isso todo dia, e poder abordar isso num evento tão grande pra um monte de gente que tem a mesma cor que eu foi maravilhoso", comemorou o campeão, que conquistou o segundo lugar na edição do ano ado.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.

Comments