Reestruturação: SBT-RS desliga três jornalistas do quadro de colaboradores
Carolina Zogbi, Gabriela Lerina e Israel Fritsch não fazem mais parte da emissora

A semana se inicia com a informação de que três jornalistas foram desligados do SBT-RS. Na última segunda-feira, 13, os comunicadores Carolina Zogbi, Gabriela Lerina e Israel Fritsch foram informados de que não faziam mais parte do time da emissora. A reportagem de Coletiva.net entrou em contato, tanto com o veículo de Comunicação, quanto com os profissionais, a fim de entender o movimento de mercado.
Integrando a redação do SBT-RS, efetivamente, havia dois anos, Carolina também já atuou como freelancer na emissora. Por fim, ocupava o cargo de editora de textos. Ao portal, ela disse que sai com a certeza de que deu o seu melhor: "O mais bacana que fica é o carinho de tanta gente que se despede e de colegas de outros lugares. A gente se dá conta que a nossa energia deixa uma marca nas pessoas. É bom se sentir tão querida", disse.
Na mesma esteira, Gabriela externou gratidão pelos cinco anos em que esteve no SBT, onde chegou para trabalhar um pouco antes da pandemia, em 2019. Ela comentou sobre sua trajetória e citou que as coberturas mais marcantes foram: a do coronavírus, em 2020; a viagem aos Estados Unidos, na missão do Governo em 2022; o julgamento da Boate Kiss; Eleições; e algumas denúncias como a do cirurgião plástico (Klaus Brodbeck), Orange Travel e, recentemente, o bolo de arsênio.
Ainda, ela recordou de outras reportagens produzidas, especialmente nas enchentes do Vale do Taquari e de Porto Alegre. Outro marco na carreira foi a ancoragem do 'SBT Rio Grande' e do 'Tá na Hora Rio Grande'. "Saio em paz", externou. "Estou tranquila. Fiz tantas amizades e esses laços são impagáveis. Sei também que marquei a vida de muita gente, assim como também marcaram a minha. Fui íntegra, inteira e parceira como sempre, assim como em qualquer lugar por onde eu ei. Só tenho gratidão a tudo", manifestou-se.
Na emissora havia nove anos, Israel, que tinha sido promovido a editor-regional em 2022, destacou que a emissora foi a mais longa experiência profissional da sua carreira. "Pode parecer contraditório, mas deixo o SBT com alegria, porque percebo o quanto aprendi como profissional e humano. Sou grato a Danilo Teixeira, Luís Cruz e Renata Saldanha pelas oportunidades. Agradecido pela liberdade de construir um time que, mesmo enxuto, abraçou ar de uma hora e meia de programação diária, para quase quatro horas por dia de Jornalismo. Ainda, em seguida, cobriu incansavelmente a enchente histórica."
Também, o comunicador citou o orgulho de ter promovido alguns movimentos positivos no veículo, a exemplo de Brunna Colossi, que voltou para o Jornalismo diário, além chegada de Jeremias Wernek ao Esporte, e conduzido a ida de Eduardo Pinzon para o 'SBT Brasil'. "Desejo que o SBT volte a ser a melhor empresa para se trabalhar", pontuou.
Comunicado
A reportagem do portal entrou em contato com o SBT-RS para saber mais sobre as saídas. Conforme o diretor-regional da emissora, Carlos Franco, as saídas se devem a uma reestruturação. "Jornalista dedicado e gestor competente, o Israel foi essencial para fortalecer o Jornalismo Geral e Esportivo no SBT RS, sempre com sensibilidade, criatividade e compromisso com a qualidade", registrou, em nota. "Desejamos a ele sucesso em seus novos desafios e na continuidade de sua jornada como profissional e ser humano excepcional." De acordo com a Comunicação da emissora, a reestruturação da equipe também foi o que motivou os desligamentos das jornalistas Gabriela e Carolina. A diretoria do SBT RS informou que estão selecionando um novo editor regional.