Rádio Caxias veicula depoimentos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul
Falas reúnem a participação de autoridades de diferentes setores da sociedade

Em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, ocorrida em 1875, a Rádio Caxias está veiculando, desde 1º de maio e se estende até 31 deste mês, uma série de depoimentos anexados à programação durante os diferentes horários. As falas reúnem a participação de autoridades de diferentes setores da sociedade, que expressam o significado do trabalho e o testemunho daqueles que construíram a Serra Gaúcha.
Entre os depoimentos exclusivos que estão rodando durante a programação, estão do Presidente da Itália, Sergio Mattarella; do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese; do governador do Estado, Eduardo Leite; e do Cônsul-Geral da Itália no Estado, Valerio Caruso. O especial também conta com falas de pesquisadores da imigração italiana, Vitalina Frosi e Vânia Herédia; do diretor do Instituto Memória Histórica e Cultura da Universidade de Caxias do Sul, Anthony Beux Tessari; dos historiadores Terciane Luchese e Eduardo Reis; do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech; do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, entre outras personalidades.
Imigração
A imigração italiana no Rio Grande do Sul começou em 1875, com a chegada de imigrantes da Lombardia, Vêneto e Tirol. Os italianos desembarcaram no Porto de Rio Grande e seguiram para Porto Alegre, onde foram encaminhados para as áreas de colonização, como a Serra Gaúcha. No mesmo ano, foram fundadas as primeiras colônias italianas, como Nova Milano (atual distrito de Farroupilha) e Bento Gonçalves.