Publicidade no rádio: campanhas pouco envolventes exigem investimento maior
Conforme pesquisa, conexão emocional com o ouvinte é um dos principais fatores que garantem eficácia da ação

A pesquisa conduzida pela System1, empresa americana de Publicidade na Internet, revelou que campanhas pouco envolventes exigem um investimento muito maior para alcançar os mesmos resultados que as criativas. De acordo com o levantamento, no rádio essa questão é ainda mais relevante, pois a conexão emocional com o ouvinte é um dos principais fatores que garantem a eficácia da ação. O estudo contou com a participação do fundador da agência Eatbigfish, Adam Morgan, do CCO da System1, Jon Evans, e do especialista em Eficácia de Marketing Peter Field.
Baseada em uma análise aprofundada do Ipa Effectiveness Databank, que reúne milhares de casos de eficácia em Marketing, a pesquisa apontou que campanhas publicitárias sem apelo emocional apresentam um desempenho inferior. Já os anúncios cativantes e memoráveis geram um crescimento de participação de mercado 6,1 vezes maior do que aqueles com um tom mais racional. No rádio, onde a imaginação do ouvinte é ativada e o vínculo com a mensagem pode ser mais forte, o impacto de anúncios emocionais é ainda mais expressivo.
Os dados apresentados por Peter Field mostram que empresas precisam investir 2,6 vezes mais em anúncios entediantes para obter o mesmo crescimento expressivo de mercado que campanhas interessantes. O efeito de impacto nos negócios também é 2,6 vezes maior quando a campanha é envolvente. No rádio, onde a narrativa e o tom de voz desempenham papeis cruciais, publicidades que utilizam storytelling e emoção conquistam mais audiência e eficácia.