Post Dia das Mães: MPRS alcança primeiro lugar em ranking que monitora redes sociais de instituições públicas
Vídeo publicado no Instagram somava mais de 392 mil visualizações, 45 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos

O post feito pela equipe de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que mostrava a interação entre mãe e filho, viralizou e levou a instituição ao topo do ranking nacional de Comunicação pública nas redes sociais. O reel, publicado no último domingo, 11, em parceria com a influenciadora gaúcha Josiane Marques, é o vídeo mais assistido entre instituições públicas do Brasil, segundo levantamento da plataforma Social Media Gov, referência em monitoramento e análise de engajamento digital no setor público.
Até o início da tarde da última segunda-feira, 12, o vídeo publicado no Instagram somava mais de 392 mil visualizações, 45 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos. No vídeo, que retrata uma rotina de cuidado e afeto com alimentação saudável, Josiane e o pequeno Theo, de três anos, mostram, com leveza, que cuidar de uma criança é estar presente e vigilante - um compromisso que também guia a atuação do MP gaúcho, de acordo com a Comunicação da instituição.
De acordo com Roberta Salinet, coordenadora do Gabinete de Comunicação Social do MPRS, esse resultado mostra que é possível, sim, comunicar temas institucionais com sensibilidade e impacto. "Mais do que números, o sucesso do vídeo simboliza a conexão genuína com a sociedade e o reconhecimento do compromisso do MPRS com a proteção da infância", destaca.
A ideia de uma colab com a influenciadora que tem mais de 2 milhões de seguidores ampliou o alcance do post e levou a atuação do MPRS para um público diverso. Para a social media do MPRS, Michelle Teixeira, o sucesso do post se deve à combinação de propósito e estratégia: "Comunicação pública potente é a que emociona, informa e transforma. O alcance desse vídeo só confirma a força que a simplicidade tem quando vem acompanhada de verdade e de afeto. Sorte a nossa a Josiane e o Theo terem topado gravar. A ideia era que fosse algo orgânico, que retratasse a rotina fofa deles mesmo, sem grande produção ou roteiro".
Já Josiane avalia que o propósito em comum com o MP foi o fator de maior impacto. "Como influenciadora, é muito gratificante ser reconhecida por um órgão tão relevante para a sociedade. E, acima de tudo, há uma identidade entre o Ministério Público e o conteúdo que eu apresento: a proteção, o respeito e o bem-estar das nossas crianças", afirma.
Projeto 'Mãos Dadas'
Além da homenagem às mães, a ação do último domingo se alinha a uma das pautas prioritárias do MPRS: a proteção à infância e juventude. A mensagem do vídeo tem a intenção de refletir o compromisso do Ministério Público com projetos como o 'Mãos Dadas', que promove ações integradas para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
Confira abaixo o texto da ação
Se você souber ou suspeitar de algum caso de violência que envolva criança ou adolescente, não se cale! A vida deles pode depender da sua denúncia.
Denunciar é rápido, sigiloso e salva vidas. Em caso de urgência ligue para o 190 (Brigada Militar). Em outros casos, procure o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça ou Delegacia de Polícia mais próxima, ou ainda disque 100.
Você também faz parte da rede de proteção.