Porto Alegre e Uruguaiana terão projeção do 'Cine Esquema Novo'
Evento ocorre esta noite, 11, em 16 cidades do mundo

Porto Alegre será um dos 16 municípios de quatro continentes que receberá a mostra 'Cine Esquema Novo de Janelas Abertas - Arte Audiovisual Brasileira'. Ainda no Rio Grande do Sul, Uruguaiana participará desta edição. Sete obras de nove artistas brasileiros serão projetadas em espaços externos. A exibição acontecerá às 20h30 (horário local de cada cidade) desta sexta-feira,11.
Além da Capital gaúcha e de Uruguaiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Porto Velho são as localidades brasileiras que participarão da iniciativa. Fora do País, Amsterdã (Holanda), Assunção (Paraguai), Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Bogotá e Cachipay (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Brno (República Tcheca), Lisboa (Portugal) e Portland (Estados Unidos) também fazem parte do Cine Esquema Novo.
Na programação estão as obras dos artistas Anne Magalhães, Denilson Baniwa, Gustavo Jahn, Luiz Roque, Renato He, Rubiane Maia e Manuel Vason, Welket Bungué e Daniel Santos. A ideia, segundo o grupo de curadoria, é transmitir a sensação de liberdade.
"Essa liberdade pode ser a que a natureza transmite, e que sentimos tanta falta quando em isolamento durante a pandemia; pode ser a liberdade de ser quem se é; a liberdade de se abrir uma janela e olhar as nuvens, bater uma a, conversar com um vizinho, ver uma visita, projetar um filme. Que as janelas sempre estejam abertas", declaram os curadores.
Mais de 30 projecionistas parceiros foram acionados para realizar as exibições. Com a intenção de evitar aglomerações, o cuidado é que elas ocorram de forma que o público da mostra seja aquele que estiver ao redor da localização. O grupo de curadoria é formado por Jaqueline Beltrame e Gustavo Spolidoro e as artistas Janaína Castoldi e Kamyla Claudino Belli.
Mais informações no site do Cine Esquema Novo de Janelas Abertas - Arte Audiovisual Brasileira.