Para inspirar: Jornal A Hora prepara campanha de incentivo à leitura
Lançamento do projeto Leia (Ler, Entender, Interpretar e Aprender) será na quinta-feira, 22, às 19h, no teatro da Univates, em Lajeado

O jornal A Hora está prestes a lançar o projeto 'Leia' (Ler, Entender, Interpretar e Aprender). O projeto, cujo objetivo principal é incentivar a leitura e a reflexão crítica, foi apresentado, no final de abril, para diretores de escolas particulares e das redes municipal e estadual, no Vale do Taquari. 'LEIA' é a sigla para Ler, Entender, Interpretar e Aprender, que traduz o propósito da iniciativa, que é despertar o interesse pelo hábito de forma engajadora e contínua. O lançamento ocorrerá na quinta-feira, 22, às 19h, no teatro da Univates, em Lajeado.
Para tirar o projeto do papel, a direção do jornal A Hora, juntamente com a equipe que desenvolveu o projeto, convidou pedagogos, professores e diretores das escolas públicas e privadas de Lajeado para apresentar o 'Leia'. A apresentação tinha o objetivo de engajar os diretores para serem aliados do movimento, incentivando professores e alunos a mergulharem no universo da leitura. "Como grupo de Comunicação, temos o compromisso social de instigar a leitura e o pensamento crítico", destaca Adair Weiss, diretor do Grupo A Hora.
Incentivo à leitura
Mais do que incentivar a leitura, o programa nasce com o propósito de se tornar uma referência nacional. Para isso, foi estruturado em etapas. Um de seus pilares é colocar o estudante no centro do processo. Entre as ações está o lançamento do caderno 'Leia-Me', uma publicação especial destinada ao público infantil, que será distribuída duas vezes por semana, nas terças-feiras e aos sábados, dentro do jornal A Hora.
Colorido, interativo e recheado de histórias, o 'Leia-Me' chega com a missão de tornar a leitura divertida e ível aos alunos da região. "O projeto quer estimular a leitura de forma leve e criativa, aproximando os jovens do jornal e da informação com propósito", explica o coordenador estratégico do Grupo A Hora, Gilberto Soares.
O caderno será entregue nas escolas e nas casas como um incentivo à leitura analógica. Textos em forma de diário, desafios de raciocínio lógico e narrativas envolventes farão parte da publicação. A mascote será Nara, a Capivara Leitora, personagem criada para encantar os pequenos e conduzi-los de forma lúdica ao universo dos livros.