Palestra 'Maturidade do Ecossistema Gaúcho de Startups' movimenta manhã no South Summit Brazil

realizado no palco RS Innovation esteve lotado e debateu sobre a realidade das empresas no Estado

Palestra teve participação de Carina Pasqualotto, Juliana Panoso , Kadigia Faccin e Emídio Teixeira - Crédito: Coletiva.net

O South Summit Brazil se iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, no Cais Mauá, em Porto Alegre, e uma das primeiras palestras realizadas foi 'Maturidade do Ecossistema Gaúcho de Startups', apresentada no palco RS Innovation, onde foi debatido sobre a realidade das empresas no Estado. O espaço ficou lotado, com mais de 400 lugares ocupados e pessoas assistindo pelo lado de fora do armazém.

O foi composto por Carina Pasqualotto, gestora de Inovação e Tecnologia da Rede RS Startup, e Emídio Teixeira, diretor istrativo do Governo do Rio Grande do Sul (RS). Também compam o debate Juliana Panoso, gestora de Inovação e Tecnologia da Rede RS Startup, e Kadigia Faccin, Professora da escola de negócios Fundação Dom Cabral.

Carina começou o debate apresentando o trabalho realizado pelo Estado para dar e ao desenvolvimento de startups no Rio Grande do Sul. Juliana afirmou que o RS ou de 10º lugar para primeiro em transparência econômica. "Representa o interesse do Estado no desenvolvimento dessas empresas. Demonstra a preocupação do poder público com esses índices", pontuou. Conforme ela, a unidade federativa ficou em primeiro lugar em prestação de serviços digitais: "Demonstra que a tecnologia está ível à população.

Kadigia contou que fez uma análise sobre as startups que percebem os movimentos realizados pelo Estado. Ela também cita que é importante dar foco e investir no empreendedorismo feminino. "É importante estudar para ver o que pode ser feito. Não podemos agir como 'terra arrasada' e simplesmente aceitar o fato de que há mais homens empreendedores. Tem que haver mais incentivos", explicou.

Conforme ela, cerca de 40% das startups comandadas por mulheres dependem ainda de recursos familiares. "Precisa ter mais investimento e investimento bancário." Além disso, colocou que as ações de governança nos ecossistemas devem privilegiar o compartilhamento de informações. Segundo Emídio, o Rio Grande do Sul é um Estado diverso que une diferentes elementos de muitas regiões. "Nossas startups reconhecem o trabalho do governo e aprovam. Cerca de 245 startups do RS participam da máquina pública. Atualmente, temos mil no Estado", completou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comments