Nova Coonline debate sobre rádio com Luiz Artur Ferraretto

Conversa foi sobre o rádio e sua influência como veículo de Comunicação

Luiz Ferraretto é jornalista e professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - Crédito: Reprodução

O grupo de jornalistas da Nova Cooline, que se reúne semanalmente, recebeu na última quarta-feira, 10, o jornalista e professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Luiz Artur Ferraretto. Na live, esteve em pauta um debate sobre o rádio e sua influência como veículo de Comunicação.

Na ocasião, o convidado desta semana salientou que há muito tempo se acreditava que a primeira emissora de rádio do Brasil fosse a Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro, criada em abril de 1923. Porém, atualmente há uma compreensão diferente sobre o assunto. Ferraretto contou que uma ferramenta que ajudou a chegar à conclusão foi a Hemeroteca Digital Brasileira. 

"Antigamente, tínhamos que ir até o local, ou usar o Museu da Comunicação de Porto Alegre, e ler jornal por jornal para localizar registros que comprovassem as informações. E não precisa mais." Ainda de acordo com seus esclarecimentos, a convicção atual é de que as primeiras transmissões de rádio no Brasil, aconteceram em fevereiro de 1923, em Recife, envolvendo os integrantes do Radioclube de Pernambuco.

Na conversa com os experientes jornalistas do grupo virtual, Ferraretto enalteceu que o meio radiofônico, que também faz as vias de uma tevê, permanece exercendo um papel de auxílio à população. O encontro on-line contou com a presença dos jornalistas Carlos Bastos, Elaine Lerner, Elmar Bones, Eugênio Bortolon, Flávio Dutra, Geraldo Hasse e Ivanir Bortot. Os comunicadores José Antônio Vieira da Cunha, José Cruz, José Nunes, Lourenço Cazarré, Márcio Pinheiro, Nubia Silveira e Ricardo Chaves completaram o time de participantes.

Confira o episódio completo:

Comments