Newsletter e podcast da Matinal tem como tema central mudanças climáticas

Conteúdo busca trazer um olhar mais aprofundado à sustentabilidade

Projetos têm parceria com o Instituto Serrapilheira. - Crédito: Reprodução

Após o período das enchentes no ano ado, os líderes da Matinal perceberam que, diante do cenário vivido, é fundamental que existam reflexões diárias sobre a crise climática, respaldadas pela ciência. Por isso, o veículo de Comunicação lança a newsletter 'Climática' e o podcast 'O Fim do Futuro', que terão como intuito abordar esses temas. O material busca aprofundar o olhar para o problema e discutir assuntos como a falta de proteção do bioma pampa, a fragilização do Código Ambiental do Rio Grande do Sul, a ampliação dos desertos verdes, entre outros.

Em parceria com o Instituto Serrapilheira, a newsletter chamada de 'Climática' será enviada na próxima quarta-feira, 26, aos leitores do veículo. O conteúdo buscará debater questões para que se entendam as mudanças climáticas, com base em pesquisas científicas e consulta de fontes acadêmicas, sobretudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O informativo, que será encaminhado a cada duas semanas, tem como propósito ampliar a compreensão sobre o clima com um olhar voltado às cidades.

Além de explicar conceitos, também serão apontados os principais desafios e soluções de adaptação e mitigação relacionados às mudanças nos contextos urbanos. Haverá, ainda, uma curadoria de notícias sobre o clima, em diálogo com a equipe de reportagem da Matinal, além de dicas de leitura para quem busca reflexões. A produção dos textos e edição da 'Climática' será liderada pelo editor e repórter Ricardo Romanoff, que há oito anos atua como tradutor junto a organizações que combatem as mudanças climáticas e desenvolvem ações ligadas à sustentabilidade.

Podcast

O primeiro podcast, que é original Matinal, será em parceria com a Vós Social. Intitulado de 'O Fim do Futuro', o programa investigará, em cinco episódios, como Porto Alegre mudou, ou não, um ano após a enchente. A atração trará conversas com especialistas, pesquisadores e moradores atingidos, a fim de entender como a capital encara a vulnerabilidade. Assim como a newsletter, o podcast também conta com o financiamento do Instituto Serrapilheira. Os conteúdos podem ser conferidos direto no portal. 

Comments