Multivozes: Liliam Ramos e as diferenças que unem

Doutora em Letras pela Ufrgs e professora da instituição é a mais recente entrevistada do podcast Multivozes

Crédito: Coletiva.net

Liliam Ramos tem uma trajetória acadêmica e profissional marcada pelo compromisso com a representatividade e a inclusão. Sua atuação em linhas de pesquisa que se relacionam o tema no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e seus trabalhos abordando as facetas do protagonismo negro na literatura são um bom indício de sua sensibilidade e escuta ativa. "Eu, como uma mulher-cis branca entendo meu local de privilégio e quero fomentar a importância de diferentes perspectivas para a nossa sociedade", explica. A professora destaca que cada indivíduo carrega sua própria trajetória e desafios e é fundamental reconhecer essas diferenças para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor. "Precisamos ter um olhar atento. Quais são as vivências de cada grupo? Como podemos ampliar nossa percepção e sensibilidade diante da diversidade que compõe nossa sociedade?", reflete Liliam. 

Ela destaca que entender as diferenças comuns não significa criar divisões, mas encontrar formas de apoio mútuo. "Quando a gente entende nossas diferenças comuns, não estamos separando, mas reconhecendo onde podemos nos apoiar, onde um pode emprestar sua voz ao outro e fortalecer essa troca." É aí que a professora aborda o conceito de interseccionalidade como ponto central do tema diversidade. Segundo a professora, a intersecção das vivências permite que diferentes grupos se reconheçam como parte de um todo. Além disso, ressalta a importância de divulgar e valorizar empresas que não apenas promovem a inclusão, mas também garantem que vozes distintas sejam ouvidas. "Precisamos observar e apoiar empresas que não apenas oferecem o, mas que também permitem que esses públicos tenham voz. Analisar se as ideias dessas pessoas são ouvidas ou se estão ali apenas para aparecer na foto de final de ano."

A professora ainda fala sobre a importância da consciência para abordar a representatividade com responsabilidade dentro da educação. "Como formadora de professores, nas minhas aulas, não posso deixar de trabalhar com diversidade e inclusão", afirma. Como ela mesmo diz, "precisamos resgatar essas histórias". 

Confira o eposódio abaixo: 


Quer saber mais? Então acompanhe o podcast Multivozes, do Coletiva.net, e ouça outros bate-papos completos eando este link.

Esta matéria faz parte de um conteúdo especial do Multivozes, conduzido pelo curador do projeto, Luan Pires, e produzido por Anie Gabriel, produtora Multimídia de Coletiva.net. Mensalmente, o jornalista publica uma entrevista exclusiva com o entrevistado do podcast. 

 

 

Comments