Mostra 'Protagonismo Negro no Cinema' tem evento realizado em Alegrete
Evento se iniciou no dia 19 de maio e finalizou sua programação na quarta, 21

Na última quarta-feira, 21, foi realizado o encerramento da mostra 'Protagonismo Negro no Cinema', iniciativa que começou as atividades em 19 de maio e realização em Alegrete. No último dia das atividades, ocorreu o curso 'Cinema Negro: história, cineastas e liguangens', ministrado pelo jornalista e crítico de Cinema Daniel Rodrigues, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A mostra teve por intuito celebrar a produção cinematográfica negra, de memórias, vozes e expressões culturais afro-brasileiras. Nas redes sociais, o comunicador informou que a iniciativa se estenderá, ainda, para os meses de junho e julho, mas ainda sem datas definidas.
Durante 19 e 20 de maio, o espaço Hall do Cult Cinemas - na rua Joaquim Nabuco, 199 - sediou exposições como: 'Insubmissas Lágrimas: Corpos, Vozes e Memórias', organizada pelas turmas 211 e 311 da Escola Doutor Romário Araújo de Oliveira (Ciep), com orientação das professoras Ana Lúcia Vargas e Catiuscia Carvalho; e 'Artesanatos e Criações', de Elza Gomes, representando o Grupo Maturidade Ativa Alegrete. Além disso, teve exibições cinematográficas, com obras como 'Um Dia com Jerusa' e 'Estranho Caminho'.
Durante o evento
Após as exibições, ocorreram bate-papos com nomes como professor, escritor e pesquisador Márcio Sônego; a cineasta, escritora e professora Merlen Alves; o técnico de Cultura do Sesc Alegrete e professor Paulo Amaral e o estudante de Jornalismo e técnico de Comunicação da Prefeitura de Alegrete Raul Fagundes.
Filmes como 'O Dia em que te Conheci' e 'A Pequena Vendedora de Sol' também estiveram no cronograma da mostra. Na oportunidade, também foram exibidos dois filmes produzidos em Alegrete: 'Quilombo do Angico - memória (re)sistência e ancestralidade' e 'Cartas de Afeto'.