Meta atualiza avisos sobre uso de Inteligência Artificial em conteúdos
Nos materiais que foram editados ou modificados usando IA generativa, o selo ficará em um menu

A Meta atualizou novamente os avisos sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) em áudios, imagens e vídeos publicados no Facebook, no Instagram e no Threads. A partir da próxima semana, nos materiais que foram editados ou modificados usando IA generativa, o selo ficará em um menu, parecendo apenas quando o usuário toca no ícone de três pontos acima da imagem.
Com a atualização, somente áudios, fotos e vídeos inteiramente gerados com essa tecnologia continuarão com o rótulo antigo. Nesses casos, o texto 'informações sobre IA' aparecerá logo abaixo do nome de usuário de quem publicou o conteúdo. Este ícone levará para uma janela que traz informações explicando que o material pode ter recebido diversas intervenções, que vão desde um pequeno retoque até a criação completa.
Esta é a segunda alteração feita pela Meta nos selos empregados em Facebook, Instagram e Threads. A primeira versão tinha o texto 'Criado com IA' e era aplicada a todas as imagens que avam por qualquer mudança envolvendo Inteligência Artificial Generativa. Porém, fotógrafos criticaram a medida, dizendo que a etiqueta estava sendo aplicada também a imagens com pequenas edições, como remover pequenos objetivos ou mesmo recortar as fotografias. Após esse episódio, a Big Tech trocou o texto do selo para 'Informações sobre IA', em uma tentativa de deixar a identificação mais neutra.
"Nossa intenção sempre foi ajudar as pessoas a saber quando veem conteúdo feito com IA, e continuamos a trabalhar com empresas em todo o setor para melhorar nosso processo de rotulagem, para que os selos em nossas plataformas estejam mais alinhados com as expectativas das pessoas", registrou a Meta em publicação em seu blog.