Luto: morre jornalista José Francisco Vieira Schuster
Comunicador faleceu devido a uma parada cardíaca

Foi velado, na tarde desta terça-feira, o corpo do jornalista José Francisco Vieira Schuster, que morreu de parada cardíaca, aos 63 anos, no último sábado, 10. O comunicador estava havia dias internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em hospital em Porto Alegre, onde lutava contra uma pneumonia dupla. Nascido em Pelotas, morava em Toronto, no Canadá, onde atuava no Jornal de Toronto. A cerimônia de despedida ocorreu no Cemitério João XXIII, na capital gaúcha.
José Francisco começou a carreira profissional como editor, na Rádio da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e construiu uma longa trajetória nacional e internacional no Jornalismo. O comunicador teve agens por Zero Hora, Correio do Povo, Mississauga News, do Canadá, Jornal de Toronto e outros jornais. Emissoras de rádio e TV também estão em seu currículo, assim como assessorias de imprensa.
Ao longo dos últimos anos, produziu programas de rádio para a comunidade brasileira no Canadá, como o 'Fala, Brasil' e o 'Noites da CHIN - Brasil', nos estúdios do Jornal de Toronto. Jornalista de formação, foi bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Ufrgs, em 1980; Especialista em Estilo Jornalístico, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1981; e formado em Jornalismo Canadense para Escritores Treinados Internacionalmente, pelo Sheridan College, em Oakville, Canadá, em 2007.