Líderes de agências debatem tendências de gestão no Festival de Publicidade

Erh Ray e Pipo Calazans subiram ao palco em conversa mediada por Carlos Scappini

Pipo Calazans, Erh Ray e Carlos Scappini no palco do Festival Mundial de Publicidade de Gramado - Crédito: Coletiva.net

Quais são, hoje, as principais habilidades de um líder para a gestão dos negócios? Foi essa a dúvida que Erh Ray, CEO e CCO da Betc Havas, e Pipo Calazans, CEO da DM9, buscaram responder em realizado nesta quarta-feira, 7, no 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A conversa foi mediada por Carlos Scappini, sócio e COO da Mynd, que trouxe provocações a respeito de aprendizados, times multigeracionais e tendências.

Pipo defendeu que, atualmente, as agências vivem um momento de "transição de liderança". "Grandes publicitários ensinaram a minha geração a liderar de um jeito que não funciona mais. Esse nosso modo de liderar tivemos que aprender na porrada", explicou. O executivo avaliou que, enquanto antigamente um chefe precisava ser mais contundente, hoje, "a vulnerabilidade é a maior força que se pode ter". E disse: "Se não nos colocamos ao lado do colaborador, não conseguimos gerir. A gestão centralizada não funciona mais", defendeu.

Após destacar a sua trajetória e a história da Betc, Erh ponderou que existe "uma missão dentro de cada um". No entendimento do CEO, liderar é um processo que mistura iniciativa própria, com o medo de dar errado e os aprendizados adquiridos com os erros. "Em uma posição de liderança, as pessoas têm expectativas, elas esperam um norte de você. Porém, hoje, a forma colaborativa é: como vamos chegar juntos nesse resultado?", afirmou.

Diversidade

Os gestores também concordaram a respeito da importância da diversidade nas agências, especialmente a geracional. "É muito importante trazer a cabeça do jovem e também a do profissional mais velho", salientou Erh. Para Pipo, quando se mistura a energia de quem está começando, com a experiência de quem está no mercado há mais tempo, "a mágica acontece".


A equipe de Coletiva.net acompanha em tempo real o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, realizado de 7 a 9 de junho na Sociedade Recreio Gramadense. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou dois estudantes para reforçar a cobertura do portal. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comments