Lideranças de entidades destacam relevância do Festival de Publicidade

Fernando Silveira, Juliano Brenner Hennemann e Sebastião Ribeiro conversaram com a reportagem de Coletiva.net durante o evento

Fernando Silveira, Juliano Brenner Hennemann e Sebastião Ribeiro - Coletiva.net

Além de profissionais, estudantes, criadores, empresas e agências, o 23º Festival Mundial de Publicidade de Gramado também é ponto de encontro para as entidades da Comunicação. Entre os nomes que aram pelo evento estão os presidentes Fernando Silveira, da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Juliano Brenner Hennemann, do Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), e Sebastião Ribeiro, da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid) - Especial Rio Grande do Sul. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, eles destacaram a relevância da iniciativa.

Na avaliação de Fernando, é importante que o Estado valorize os eventos que acontecem aqui, tanto os locais e os nacionais quanto os de abrangência mundial, como é o caso do Festival. "Temos palestrantes e conteúdos de fora atualizados, assim como uma grande oportunidade para os estudantes estarem presentes. Tudo isso aliado a possibilidade de se criar conexões, o que por si só é muito importante", ponderou. Porém, muito além de se reter à programação, o presidente da ARP entende que é um momento em que "os demais mercados olham para cá".

Para Juliano, ocasiões como essa são um momento para os negócios "afiarem o machado". "Estamos discutindo nosso mercado sob a ótica de uma indústria criativa que a por uma reinvenção, aliada ao mundo dos creators e da inteligência artificial", salientou. De acordo com o executivo, é uma oportunidade de parar para refletir, entender e se aprofundar nas tendências. "As boas agências estruturadas e engajadas, que são as que fazem parte do Sinapro, já entendem isso", comentou o presidente, que acredita que, nesse sentido, a entidade "está no caminho certo".

Por sua vez, Sebastião garantiu o compromisso da AnaMid - Especial RS em acompanhar de perto o evento que, na visão dele, ainda pode crescer muito dentro do mercado nacional. "Tem uma grade de conteúdo forte e a qualidade das palestras é muito boa, isso gera um grande potencial de destaque no mercado", avaliou. Ele considera o Festival como um ambiente propício tanto para profissionais da Publicidade quanto do Digital. Por fim, outro ponto de destaque para o profissional é a adesão de estudantes universitários: "A formação de novos profissionais é muito relevante".


A equipe de Coletiva.net acompanha em tempo real o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, realizado de 7 a 9 de junho na Sociedade Recreio Gramadense. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou dois estudantes para reforçar a cobertura do portal. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comments