O escritor gaúcho Ernani Ssó lança seu mais recente livro: o 'Brucutu Rei'. O evento de apresentação será realizado nesta quarta-feira, 14, às 19h, na Casa Alice (Rua Olavo Bilac, 188), em Porto Alegre, e contará com uma sessão de autógrafos. A obra junta sarcasmo, romance, terror e comédia para narrar a história de um monstro. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, o autor contou como foi o processo de criação. 5l2h1h
Conforme Ernani, a inspiração para escrever o romance surgiu após um processo de saturação de um noticiário tóxico que consumiu diariamente por décadas. ?Em dezembro de 2020, um pouquinho antes do Natal, apareceu-me a figura de uma pessoa monstruosa e gorda, com uma bolsa de colostomia, perdida nos corredores do palácio?, contou como aconteceu em sua imaginação.
Ernani associou a figura de imediato ao 'Ubu Rei', personagem do livro de Alfred Jarry, o que o deixou ansioso pela possibilidade de inúmeras novas ideias. ?Fiquei salivando para colocar no papel essas loucuras. Achei ainda que poderia ser um bom meio de exorcismo?, brincou.
De acordo com o autor, o público pode esperar do livro um ?deboche violento?. ?Os mais delicados que me desculpem, mas não conheço outro jeito de lidar com uma realidade absurda, estúpida e cruel como a brasileira. Encarar os demônios que povoam a pátria amada não é o mesmo que cantar os encantos de nossa musa.?
Processo criativo
Ernani revelou que seu processo criativo começa com uma ideia inicial ?muito vaga?, às vezes apenas a cena de abertura, e em seguida trata de descobrir o que vem depois. ?As histórias têm uma lógica interna que precisa ser seguida, se a gente não topa com ela de saída, já era. O Brucutu me deu um trabalhão. No começo, estava tão perdido nos corredores como ele, até notar o comportamento estranho da bolsa de colostomia?, afirmou.
O livro trata de uma sátira ?descabelada e com a ambição de ser mais do que uma sátira?. ?O que me perguntava antes de escrever: 'como ridicularizar um bufão?' 'Como virar do avesso a piada pronta?' 'Como, através do bufão, revelar o país que o cevou e o aplaudiu?'.?