Jornalista Márcio Beyer revela história de resistência no Rio Imperial em e-book
Obra apresenta a trajetória de Juca Rosa, líder religioso perseguido no século XIX

O jornalista e pesquisador Márcio Beyer lança um e-book para apresentar seu último estudo, fruto de um amplo resgate histórico. No século XIX, em meio ao Rio Imperial, um homem desafiava as estruturas de poder e a intolerância religiosa: José Sebastião Rosa, conhecido como Juca Rosa. A obra pode ser encontrada neste link.
Filho de escravizados, tornou-se um líder espiritual respeitado, mantendo um terreiro na rua do Núncio e atraindo tanto devotos quanto a repressão das elites. Sua história, marcada por acusações de estelionato e perseguição, é o que Beyer resgata em sua nova obra.
Uma história de luta e injustiça
Baseado em extensa pesquisa em jornais da época - como Diário de Notícias, Gazeta de Notícias e Revista da Semana -, o livro reconstrói o julgamento e a trajetória de Juca Rosa nas décadas de 1860 e 1870. Com diálogos inspirados em reportagens da época e até uma paródia do Tribunal do Jury Feminino, Beyer combina resgate histórico e narrativa envolvente para revelar um caso real de resistência contra o racismo e a perseguição às religiões de matriz africana.
Sobre o autor
Natural de Alegrete (RS), Márcio Beyer é radialista, jornalista e pesquisador, dedicando-se a reconstruir o ado com base em fatos reais, sempre buscando o inusitado nos temas abordados. Além de colaborar com a Gazeta de Alegrete e a revista eletrônica Flor de Tuna, ele já publicou outras obras, como: 'A História de Djalma Beyer - Do Bom Fim ao Alegrete - Um Exemplo de Cidadania' (2018), uma homenagem ao legado de seu pai, e 'Poemas Vintage - Década de 1980' (2021), uma viagem poética aos anos que marcaram sua geração.