Jornalista lança guia de prática antirrascista na Comunicação

Comunicadora apresenta ferramentas para aprimorar práticas comportamentais e discursivas

Midiã Noelle é a autora do material - Crédito: Reprodução

O Jornalismo brasileiro ganha uma oportunidade para saber mais sobre iniciativas que promovem conhecimento sobre racismo no setor. Isso porque a jornalista, mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA e fundadora do Instituto Combine, a baiana Midiã Noelle, lança o guia de prática antirrascista na Comunicação do Brasil. Em 'Comunicação Antirrascista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares', a comunicadora apresenta ferramentas para aprimorar práticas comportamentais e discursivas que contribuem para a promoção de uma interlocução que não reforce estereótipos, preconceitos e desigualdades.

Conforme Midiã, o enfrentamento ao racismo se baseia no respeito à historiografia africana e afrodiaspórica. "Ele utiliza elementos dos campos da estética, semiótica e outras linguagens e modos de produção de sentidos para a construção, desconstrução e/ou reconstrução das percepções sobre pessoas negras", ressalta a jornalista, que neste mês apresenta o livro no evento 'Diálogos Antirracistas', em Nova York, Estados Unidos.

Comunicação antirracista

De acordo com Midiã, o conceito de Comunicação antirracista contempla diversas áreas, visando fortalecer o reconhecimento da condição humana. "Não existe uma receita pronta, mas um ponto de referência para pessoas brancas, negras, indígenas, amarelas, de diferentes idades, gêneros, territórios, classes, e que têm em comum o interesse por ser antirracista, servindo como um instrumento para a articulação de práticas comunicacionais despretensiosas, mas suficientemente libertadoras", explica.

Com o objetivo de fortalecer a inclusão e a justiça racial no ambiente digital, a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), em parceria com o Instituto Peregum, também lançou o 'Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital'. A iniciativa tem apoio da cátedra de Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de outras instituições.

Comments