Jornalista Fernanda Martins Costa inaugura galeria em um apartamento 36h4w

'Residência d'artista' foi aberta em edifício localizado no Moinhos de Vento 6rx50

01/04/2025 16:00 / Atualizado em 01/04/2025 15:35
Jornalista Fernanda Martins Costa inaugura galeria em um apartamento /Crédito: Carlos Souza

A jornalista e artista visual Fernanda Martins Costa inaugura uma galeria dentro de um apartamento. A 'Residência d'artista', cuja curadoria é dividida com a artista visual Daniela Kern, foi aberta em um edifício localizado no Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no último sábado, 29 de março, com a mostra 'Imersão'. A exposição integra o projeto 'Portas para a Arte', que acontece em paralelo à '14ª Bienal do Mercosul'. 4l1j10

O apartamento 302 do número 364 da Avenida 24 de Outubro se transformou por meio de um projeto arquitetônico e de ampla reforma. Em suas peças originais surgiram uma galeria, um estúdio, uma oficina e, ainda, uma suíte para acolher a artista e eventuais convidados que estejam de agem na cidade.

Invasão das águas

O plano da 'Residência d'artista' emergiu em meio à enchente do ano ado. A moradia de Daniela, no Centro Histórico da Capital, ficou sob a ameaça de invasão das águas e Fernanda lhe ofereceu o apartamento, então com limitações funcionais - sem fogão, sem TV, com água e luz racionais - e ocupado por parte do seu acervo.

Fernanda, que mantém atelier em uma das lojas no pátio do condomínio do apartamento-galeria, investiga há muito tempo a função social da artista e seus outros afazeres no ambiente doméstico. Para ela, todo objeto doméstico pode vir a ser uma obra de arte, carregada de afeto e representativa de diferentes períodos da vida em família.

Daniela, por sua vez, apresenta a série 'Há uma gota', inspirada em obra de Mário de Andrade e iniciada em 2018. São 12 desenhos em nanquim, lápis aquarelado e aquarela sobre papel, que mostram uma personagem mulher em situações variadas e, por vezes, inusitadas. A mostra fica em cartaz até 16 de abril.

Trajetória

Fernanda se formou em Jornalismo pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1990, e trabalhou na profissão, entre outros veículos, no jornal Zero Hora. Em meados dos anos 2000, ingressou no Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tendo se formado em 2008. No momento, como artista, tem como objeto de estudo a 'Enciclopédia da Mulher e da Família', editada em 1970.