Jornal Boca de Rua, de Porto Alegre, é destaque no The Guardian

Matéria do veículo britânico foi publicada nesta segunda-feira, 12

O impresso é produzido pelas pessoas marginalizadas e vendido nas sinaleiras da capital gaúcha - Crédito: Reprodução

O Jornal Boca de Rua, de Porto Alegre, foi destaque nas páginas do jornal inglês The Guardian. O impresso é produzido por indivíduos que estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos, e é vendido nas sinaleiras da capital gaúcha. A matéria do veículo britânico, que foi publicada nesta segunda-feira, 12, traz entrevistas com as pessoas que participam do projeto, além de dar mais espaço para que elas contem suas histórias de vida.

O Boca de Rua foi criado no ano 2000, pela jornalista Rosina Duarte, que desenvolveu o projeto com jovens em situação de rua. Desde então, cerca de 400 pessoas trabalharam no jornal. A cofundadora, Cristina Pozzobon, é responsável pelo layout, porém os membros do jornal gerenciam as decisões editoriais e organizam sua comunidade.

Os participantes do projeto se reúnem semanalmente para escrever os artigos coletivamente. Em seguida, recebem cerca de 50 jornais, que vendem por R$ 3,00, em frente a lojas e semáforos. Cada vendedor fica com o dinheiro que ganha. A presença nas reuniões é um pré-requisito para vender o impresso.

Comments