O 'Cenp-Meios' - ferramenta do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) que analisa investimentos em mídias nacionais - realizou um levantamento dos primeiros noves meses de 2024, onde se registrou um crescimento de 18,93%. No total, o aporte foi de R$ 17,8 bilhões, em comparação aos R$ 14,9 bilhões do mesmo período em 2023. A leitura anual foi realizada com a participação de 336 agências, frente a 325 do ano anterior. 255j1a
A aferição de janeiro a setembro de 2024 supera em quase três pontos percentuais o crescimento do do primeiro semestre. De acordo com o estudo, o investimento em mídia tende a ser maior nos últimos meses do ano e a expectativa é que essa curva siga ascendente.
Conforme Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp, os indicadores apontados pelo levantamento sinalizam a evolução do mercado publicitário. "A indústria da Comunicação se mostrou, ao longo de 2024, pujante porque é um ativo estratégico no desenvolvimento da cadeia composta por anunciantes, agências de Publicidade, veículos e elos digitais, com reflexos na expansão da economia", disse. O material completo pode ser ado por meio do link.