Internet ultraa TV Aberta e liderança investimentos publicitários
Entre janeiro e setembro de 2024, quase 40% do total foi destinada à internet

A ascensão da internet como principal destino dos investimentos publicitários no Brasil se confirmou no mais recente relatório do Cenp-Meios, divulgado nesta quarta-feira, 11. Pela primeira vez, o meio digital superou a TV Aberta em volume de investimentos, consolidando uma tendência que já vinha se desenhando nos últimos anos. Entre janeiro e setembro de 2024, quase 40% do total investido pelos anunciantes na compra de mídia foi destinada à internet, representando uma participação de 39,5%.
A TV Aberta, embora ainda detenha uma fatia significativa do mercado, ficou atrás, com 37,72% dos investimentos. O crescimento da Publicidade Digital já era esperado pelos especialistas do setor. Em 2022, a participação da Internet no bolo publicitário era de 35,7%, contra 41,7% da TV Aberta. Em 2023, essa diferença mudou significativamente, com a TV Aberta atingindo 39,6% e a Internet avançando para 38,2%.
Mudança na categorização da televisão
Uma alteração no modelo de divulgação dos dados pelo Cenp-Meios pode causar certa confusão na análise do ranking. A partir deste relatório, a TV Aberta e a TV Paga aram a ser contabilizadas dentro da mesma categoria, chamada Televisão. Antes, cada um dos meios era descrito separadamente.
Juntas, TV Aberta e TV Paga foram responsáveis pela movimentação de R$ 7,655 bilhões em compra de mídia de janeiro a setembro. Isso confere à categoria Televisão, que considera ambas, um share de 42,9% (maior, portanto, do que o share de 39,5% da Internet).Isoladamente, contudo, o share da TV Aberta foi de 37,7%, enquanto o da TV Paga ficou em 5,2%.