Profissionais da HOC palestram sobre 'Criatividade e Resiliência' no South Summit
Foco da conversa foi a campanha Camisa de Barro, do Internacional


Criatividade e resiliência foram os temas debatidos pela HOC - House of Creativity na palestra 'Creativity and Resilience: An International Case Study', realizada na manhã desta sexta-feira, 11, no palco 'Explore Stage'. O foco da conversa foi a campanha 'Camisa de Barro', do Internacional. O foi ministrado por Liana Bazanela, head & partner na HOC Sports, e contou com a participação de Fábio Bernardi, CEO da HOC, e Alessandro Barcellos, presidente do Inter.
Para Alessandro Barcellos, o case da camiseta de barro é simbólico, pois tratou de um momento difícil para todos os gaúchos, que foram as enchentes e a catástrofe ambiental que atingiu o Estado. "Não foi diferente com o Inter, o clube foi um apoio à sociedade, para quem precisava, da forma como todos se envolveram, que disponibilizou seus espaços físicos em apoio ao governo do Estado e prefeituras, que era ajudar as pessoas", comentou.
De acordo com o dirigente colorado, Alessandro Barcellos, os jogadores não sabiam da ação, o que provocou uma emoção muito forte, pois muitos deles estavam longe de suas famílias. "Ficamos em uma bolha em Itu, São Paulo. Quando mostramos a campanha no vestiário, minutos antes do jogo, foi algo muito forte."
Fábio afirmou que criatividade e resiliência não são o tema deste por acaso, pois, segundo ele, os termos são irmãos siameses. "Quando enfrentamos problemas multifacetados, precisamos de soluções multifacetadas, que são eficientes quando coletivas. Foi uma ação coletiva com a HOC, Adidas e Inter."
De acordo com Fábio, foram muitos percalços guardar segredos da imprensa e dos jogadores. "Enganamos a Conmebol, colocamos o uniforme antigo do Inter no vestiário para serem filmados. Quando os atletas entraram em campo para aquecer, nós trocamos e quando voltaram, encontraram o novo uniforme. Foi emocionante", recordou.
Para Alessandro Barcellos, a ação foi um momento disruptivo, pois no início da competição o clube tem que enviar os fardamentos que serão utilizados. "Jogamos com 'um quarto', a possibilidade de punição era enorme. A Conmebol é a federação que mais pune no mundo, mas não teve coragem de fazer nada de tão boa que foi a campanha."
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.