Grupo RBS homenageia os 150 anos da imigração italiana no RS com evento especial na Serra Gaúcha
Encontro reuniu autoridades, empresários e parceiros para destacar ações comemorativas

Para marcar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Grupo RBS promoveu, na última segunda-feira, 12, um evento especial na Casa Valduga, em Bento Gonçalves. A iniciativa celebrou o legado cultural e econômico deixado pelos imigrantes italianos, especialmente na serra gaúcha - região onde essa influência é fortemente preservada e valorizada.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de entidades locais. Entre os convidados estavam o empresário Clóvis Tramontina; o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso; e o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabricio Peruchin.
Também marcaram presença os prefeitos de municípios emblemáticos da imigração italiana, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi. Durante o evento, o Grupo RBS apresentou uma série de ações voltadas à valorização da história e da contribuição dos italianos.
Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS, destacou que a presença da RBS no local era um reconhecimento ao legado que tem muito valor para o nosso Estado. "Reconhecer a história daqueles corajosos que vieram ao nosso continente e tanto fizeram pelo desenvolvimento desta região. Depois do que amos no ano ado, essa trajetória de 150 anos que hoje celebramos nos abastece com inspiração, crença e coragem".
O Jornalismo da RBS tem realizado uma ampla cobertura do tema da imigração desde o início deste ano de celebrações. Um dos destaques será o RBS.DOC que está sendo preparado pela RBS TV sobre temas como gastronomia e cultura, fé, família e trabalho. A produção deve ir ao ar no dia 31 de maio, após o 'Baita Sábado'.
Cadernos com reportagens especiais serão encartados em Pioneiro e Zero Hora na próxima terça-feira, 20, data em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul, na região de Nova Milano, em Farroupilha, em 1875. A cobertura terá ainda uma edição temática do Destemperados e uma publicação que contará a saga dos imigrantes em quadrinhos.
O 'Baita Sábado', da RBS TV, e o videocast 'Aconteceu no RS', em GZH, estão realizando séries especiais para falar da história e do legado da imigração. A Gaúcha fará transmissões de três programas ('Gaúcha+', 'SuperSábado' e 'Galpão da Gaúcha1) direto do Encontro das Tradições Italianas (Entrai), em Farroupilha, neste fim de semana. Atlântida Serra e Gaúcha Serra também têm se envolvido na cobertura.
Parte dessas ações integra o projeto 150 Anos de Imigração Italiana do Grupo RBS, que tem como conceito 'Legado que abraça o futuro' e conta com patrocínio de Andreazza, prefeitura de Farroupilha, Casa Valduga e Nostrali, e apoio de Sicredi Pioneira e UCS.