Grupo RBS divulga ações em homenagem ao centenário de Maurício Sirotsky Sobrinho
Atividades contam com documentário, monumento em Porto Alegre e biografia

O Grupo RBS realizará ações em homenagem ao centenário de Maurício Sirotsky Sobrinho, data a ser celebrada em 5 de junho de 2025. Entre as atividades estão a apresentação de documentário, um monumento que será inaugurado no parque que leva seu nome, em Porto Alegre, e uma biografia. As iniciativas têm por intuito lembrar da vida e legado do fundador da RBS.
Maurício era natural de Erebango, então distrito de Erechim, e se mudou com a família para o Fundo, onde iniciou como comunicador e empreendedor ainda menino, divulgando anúncios e notícias em um serviço de alto-falante na praça central. No rádio, ele foi apresentador de programas de auditório e, em 1957, associou-se à rádio Gaúcha e deu início ao grupo de Comunicação. A trajetória será narrada em uma produção em vídeo e terá realização do cineasta e produtor Rene Goya Filho e exibição na RBS TV, em junho.
No mês do centenário, será inaugurada uma estátua em homenagem a Maurício no parque que leva oficialmente seu nome, também conhecido como Harmonia, localizado na avenida José Loureiro da Silva, 255, bairro Praia de Belas. A obra do escultor Vinícius Ribeiro representará tanto o Maurício empresário como o comunicador. Na biografia, será abordado desde sua infância até o seu legado, mencionando seus primeiros os no rádio e o início da RBS. A autoria é do jornalista Tulio Milman e contará com apoio em pesquisa do jornalista Nilson Souza e do historiador Alex Antônio Vanin, além da consultoria do professor Paulo Ledur. A previsão de lançamento é em novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, pela editora AGE.
Ações ao longo do ano
As ações também seguirão ao longo do segundo semestre, com a criação da 'Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho - 100 Anos', a qual será concedida a entidades e personalidades gaúchas que têm relevante contribuição para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Também, a mesma virará uma categoria especial do 'Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI)', com foco em estudantes de Jornalismo.
O presidente do Conselho de Gestão e publisher do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, comenta sobre os valores e princípios deixados pelo pai, e menciona a missão de dar continuidade ao legado. "Lembrar de Maurício Sirotsky Sobrinho na data em que ele faria cem anos é o reconhecimento à dimensão humana e profissional de sua trajetória e à sua contribuição ao Rio Grande do Sul e à comunicação brasileira", resume.