Gabinete de Comunicação do Ministério Público reorganiza equipe para ampliar presença digital
Setor adotou um novo fluxo de trabalho que integra assessores de imprensa e a equipe de imagem em um processo unificado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) ou, recentemente, por uma reorganização na sua estrutura de Comunicação com o objetivo de dar mais celeridade à produção de conteúdo para as redes sociais, especialmente o Instagram. Sob a coordenação de Roberta Salinet, o setor adotou um fluxo de trabalho que integra Assessores de Imprensa e a equipe de Imagem em um processo unificado. A iniciativa visa otimizar a produção e ampliar a presença digital da instituição.
De acordo com Salinet, a reorganização foi estruturada pelo coordenador da Assessoria de Imprensa, Leandro Belles, e conta com a atuação da assessora de Imagem, Flávia Kampff, especialista em Jornalismo Gráfico. "Com isso, todo o material produzido para campanhas, folders e outras peças impressas pode ser facilmente adaptado para as redes sociais", explicou em entrevista ao Coletiva.net. Além disso, a equipe foi reforçada com a contratação de um segundo videomaker, que agora trabalha ao lado da social media Michelle Teixeira, a fim de ampliar a capacidade de Produção Audiovisual.
Outro ponto da reestruturação foi a criação de um núcleo de Jornalismo Digital, contando com uma repórter digital e uma assessora de imprensa na edição de vídeo, Luci Jorge, ex-editora do 'Jornal Nacional'. O jornalista Cid Martins, com experiência em áudio e vídeo na Rádio Gaúcha, também ou a integrar a equipe. "A Comunicação pública deve falar diretamente com o cidadão sempre que possível", afirma Salinet. "Os promotores de Justiça precisam ser conhecidos pela população, e o vídeo nos permite transmitir emoção e aproximar o Ministério Público da sociedade."
Essa abordagem tem o objetivo de refletir no crescimento do engajamento no Instagram do MPRS. Recentemente, foi lançado mais um episódio da série 'Inesquecível', que traz histórias marcantes do Ministério Público. Um dos episódios apresenta o depoimento da promotora que atuou no caso Rafael, destacando o impacto da experiência em sua vida.
Campanha com influenciadores digitais
A Comunicação institucional também tem buscado fortalecer a relação com a sociedade por meio de campanhas relevantes, como a 'Eu Falo por Elas', veiculada neste em março, em alusão ao mês da Mulher. Criada a partir de uma experiência pessoal de Salinet, a campanha trouxe depoimentos reais de vítimas de violência, contando com a parceria da promotora Ivana Battaglin e a adesão de influenciadoras digitais. "Em apenas 20 dias conseguimos lançar a campanha, e a repercussão tem sido extremamente positiva", afirmou.
Para garantir a eficiência da estratégia digital, a equipe segue um planejamento de conteúdo alinhado a datas comemorativas e temas de relevância para as diversas áreas de atuação da instituição. O cronograma é elaborado previamente e distribuído entre a equipe, garantindo um fluxo eficiente de produção, execução, aprovação e publicação. Há também um esforço para equilibrar a visibilidade de diferentes atribuições institucionais, monitorando tendências e temas de relevância pública.
A nova estratégia já despertou interesse de outros Ministérios Públicos do país. Em fevereiro, Salinet esteve no Acre para apresentar as mudanças implementadas no RS e, ainda neste semestre, deve viajar a Rondônia para compartilhar a experiência. "Nosso foco é consolidar a reputação do MP e mostrar que a instituição é, de fato, feita de pessoas e para pessoas", concluiu.