Focado em maior interatividade, inicia-se 52° Festival de Cinema de Gramado

Nesta edição, haverá dois telões que conectam o tapete vermelho e o palco do Palácio dos Festivais

Entrada da Recreio Gramandense - Crédito: Coletiva.net

Em uma sexta-feira típica de inverno na Serra Gaúcha, com frio intenso, a equipe de Coletiva.net já se encontra em solo gramadense para cobrir o 52° Festival de Cinema de Gramado, que acontece desde hoje, 9, até o próximo sábado, 17. Uma das novidades dessa edição diz respeito à maior interatividade. Inspirada em grandes festivais ao redor do mundo, como Cannes e Berlim, a organização optou por distribuir dois telões, que farão a conexão entre o tapete vermelho e o palco do Palácio dos Festivais. 

Com isso, haverá transmissão ao vivo, enquanto o público poderá ver tudo que acontece dentro do Palácio, como apresentação dos filmes, homenagens e cerimônias de premiação, na fachada do local principal. Da mesma maneira, os espectadores, dentro da sala, poderão acompanhar, na tela do cinema, todas as movimentações no tapete vermelho, em tempo real. 

A iniciativa contará com a apresentação da atriz gaúcha Catharina Conte que, diariamente, receberá as equipes dos filmes no tapete. "A ideia é levar cada vez mais interatividade para as mostras e unificar a experiência entre todos que circulam por Gramado durante o festival", afirma Stefano Roldo, gerente de eventos da Gramadotur.

Gramado a caráter

Como já é tradição, o clima e a decoração do Festival de Cinema tomam conta de Gramado. O projeto cenográfico da 52ª edição pode ser conferido na Rua Coberta, que abriga o tapete vermelho e ganha elementos de backdrop e componentes referentes ao evento, bem como dois Kikitos (um em cada ponta). No Palácio dos Festivais, casa onde acontece a exibição dos filmes, há uma roupagem especial para o chamado aquário, que fica à frente do local. Além disso, quem chega na cidade serrana é impactado ao longo do caminho por diversos mobiliários urbanos, alusivos ao evento cultural.

Programação

Nos próximos dias, serão realizadas as mostras competitivas e premiações de curtas gaúchos, curtas brasileiros, longas gaúchos, longas brasileiros e longas documentais. Ao total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia. A programação ainda conta com eventos paralelos, a exemplo das mostras ível, infantil, cinema nos bairros e exibições hors concours. Por fim, serão entregues homenagens com os troféus Oscarito a Matheus Nachtergaele; Eduardo Abelin a Jorge Furtado; Kikito de Cristal a Mariëtte Rissenbeek; e Cidade de Gramado a Vera Fischer.

A oitava edição do Conexões Gramado Film Market (CGFM), espaço dedicado ao mercado, contará, mais uma vez, com painéis, capacitações, mostras especiais e rodadas de negócios. Dentro das atualizações, o diretor alemão Ansgar Ahlers realizará encontro sobre produções bilíngues, enquanto Alberto Moura e Ranz Enberger abordarão as temáticas de realidade virtual e inteligência artificial. A Ancine, por sua vez, tratará sobre coproduções internacionais, e Márton Olympio acerca de roteiros audiovisuais. 

Os painéis terão presenças dos homenageados Jorge Furtado e Mariëtte Rissenbeek. Além deles, Aline Zambrini, Antonio Saura, Ansgar Ahlers, Felipe Boclin, Fernando Cabral, Fernando Muniz, Jessica Luz, Liliana Sulzbach, Luciana Dolabella e Paola Wink.

Nesta edição, o também CGFM volta a realizar as rodadas de negócios, com o intuito de fomentar a realização audiovisual brasileira e unir players e realizadores. Para tal, representantes nacionais e internacionais estarão presentes, como All Channel Films, BandPlay, Box Brazil Play, California Filmes, Circular Media, Disney, Europa Filmes, Latido Films, The Creators Bridge e Zordon.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 9 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comments