Festival de Cinema de Gramado se inicia em uma sexta-feira agitada

Primeiras mostras foram realizadas ao longo do dia, visando principalmente o público infantil

Participantes do Educavídeo - Crédito: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Sexta-feira, 11, véspera da cerimônia de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Neste dia, foram realizadas sessões da Mostra Infantil, durante manhã e tarde, e do Educavídeo, a partir das 19h. Os eventos movimentaram a cidade serrana e ocorreram no Palácio dos Festivais, que se manteve com muita circulação de público e imprensa. 

O Educavídeo é um projeto inserido na pasta da Secretaria de Educação de Gramado, que visa ensinar conceitos audiovisuais aos estudantes da rede municipal de educação, e pessoas interessadas pela área, em encontros semanais. Os alunos são separados em grupos e, durante o evento, tem a oportunidade de socializar.

Pela primeira vez, o projeto teve a oportunidade de organizar uma premiação aos estudantes e entregar Kikitos durante o Festival. Os alunos do Ensino Fundamental concorreram a seis categorias e duas outras foram abertas para a comunidade. "Era um sonho nosso. O Educavídeo já foi reconhecido por festivais estaduais e nacionais, mas nunca aqui. Nunca tivemos um Kikito em 12 anos de projeto", explicou Gabriel Garcia, coordenador técnico do programa, em entrevista ao Coletiva.net.

A atriz Letícia Colin foi a madrinha do programa e realizou um discurso durante a apresentação. Por ser filha de uma professora, Garcia acredita que ela foi a escolha perfeita para o projeto. "Ela sabe da importância do vínculo da educação com o audiovisual. Casou muito bem ela ser nossa madrinha por conta dessa ligação: o amor pela arte e pela educação também."

A noite de apresentação foi aberta ao público, possibilitando que familiares e amigos assistissem às obras durante o evento. "Às vezes, o Festival acaba ficando distante da realidade das pessoas, e a noite do Educavídeo tem esse mérito, de trazer a comunidade, por ser uma noite aberta para quem quiser vir e participar", complementou a professora Thayse Martins.


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comments