Fenaj lança campanha de solidariedade ao jornalista Celso Augusto Schröder

Diretor de relações Internacionais da Federação Nacional dos Jornalistas foi condenado a indenizar o vice-prefeito de Porto Alegre, por danos morais

Profissional também deve arcar com os honorários advocatícios dos custos processuais - Crédito: Reprodução

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lançou uma campanha de solidariedade ao seu diretor de Relações Internacionais, Celso Augusto Schröder, que foi condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Santos Gomes (PL), por danos morais. O profissional também deve arcar com os honorários advocatícios dos custos processuais. Neste momento, o jornalista está em dificuldade financeira por ser uma das vítimas das enchentes que atingiram o Estado. Doações podem ser enviadas por meio da chave Pix: 29022053991.

Celso foi condenado por um episódio que aconteceu em 2021, quando manifestou-se em rede social acerca da divulgação massiva de uma fotografia da filha da ex-deputada Manuela d'Ávila, de cinco anos, na época, que gerou ameaças a ambas, também difundidas por meio das redes sociais. Em seu comentário, o profissional seguiu a versão corrente de que havia envolvimento do vice-prefeito e da esposa do político. 

Após apuração dos fatos, o jornalista excluiu o comentário e ainda se retratou reconhecendo que não havia a participação de Ricardo no caso. Porém, a retratação não foi o suficiente para impedir que o político entrasse com uma ação civil, com pedido de indenização por danos morais, assim como não foi elemento para absolvição.

Comments