A noite da última quinta-feira, 24, ficou marcada na carreira do jornalista esportivo Fabrício Falkowski. Isso porque foi o lançamento oficial do livro de sua autoria, intitulado 'O Inter, o Jornalismo e Nós', que conta histórias dos 25 anos como setorista do Sport Club Internacional, pelo Correio do Povo. O evento de apresentação do livro aconteceu na Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa). 35575p
Mais de 150 pessoas estiveram no local a fim de prestigiar o comunicador e sua obra. Na ocasião, profissionais da imprensa gaúcha, torcedores do Inter, assim como personalidades do clube também se fizeram presentes, como o atual presidente Alessandro Barcellos e os anteriores Giovani Luigi e Marcelo Medeiros, além do dirigente Roberto Melo.
Ao Coletiva.net, que também compareceu ao evento, Falkowski disse que, após tanto tempo dedicado à produção do livro, sente que finalizou uma etapa essencial do trabalho, mas não a última. ?A proposta era não só narrar a história do Inter nos últimos 25 anos, mas também explorar as transformações no dia a dia da imprensa esportiva e compartilhar causos e histórias de bastidores vividos por mim e por outros colegas?, explicou.
Profissionais como Claudia Coutinho, Cristiano Silva, Glauco Pasa, Gordo Léo, Jeremias Wernek, Luís Augusto Junges Lopes, Marcelo Salzano, Raphael Gomes, entre outros, estiveram no local para prestigiar o colega de profissão. ?Fui colega de setor de Fabrício de 2008 a 2022, então eu sou uma pessoa privilegiada de ter tido ensinamentos com esse grande profissional. Ele foi o primeiro jornalista a colocar no ar a investigação do Ministério Público com dirigentes do Inter. Então, só por isso já se pode dizer o tamanho que ele tem. Esse livro é um documento histórico para o Jornalismo gaúcho?, comentou Jeremias Wernek.
Na visão de Glauco Pasa, Fabrício é um exemplo de que o Jornalismo existe ainda na essência, de cutucar e incomodar quando é necessário. ?Ele nunca se dá por vencido, mas, ao mesmo tempo, ele é fiel com a informação e respeita, acima de tudo, as premissas do bom repórter. Os jovens podem tirar bons ensinamentos desta obra?, complementou o jornalista.
Falkowski exaltou, ainda, o apoio de Cláudia Coutinho, da Capítulo 1, pois acredita que conseguiu produzir um livro que é, ao mesmo tempo, relevante e divertido para aqueles que gostam do Inter, do futebol e da Comunicação. ?Agora, o próximo o é continuar divulgando o exemplar, para que chegue ao maior número possível de leitores. Afinal, esse é o objetivo?, finalizou.