Exclusivo: Massa FM chega a Porto Alegre com equipe local e planos de expansão no Estado

Emissora já tem data e hora para inaugurar: a partir do dia 10 de abril, ao meio-dia, a capital gaúcha a a contar com mais uma opção no dial 90.3

Caique Agustini é o diretor-geral da Massa FM Porto Alegre - Crédito: Divulgação

A partir do dia 10 de abril, ao meio-dia, Porto Alegre a a contar com mais uma opção no dial: a Massa FM 90.3. A chegada da emissora à capital gaúcha faz parte de um plano de expansão da rede, que pretende atingir 90 emissoras até o final de 2025. A operação na cidade será conduzida essencialmente pela equipe local, consolidando o compromisso da rádio com a identidade regional.

Em entrevista exclusiva ao portal Coletiva.net, Caique Agustini, diretor-geral da Massa FM Porto Alegre, contou sobre os planos da nova emissora e afirmou que não residirá na capital. Ele supervisiona diversas operações da rede e reforça que a liderança oficial do projeto na capital gaúcha está nas mãos da equipe local. 

Entre os principais nomes da rádio estão o radialista João Guilherme Minuzzo, que assumirá a direção artística da Massa FM. Completam o time: a radialista Juu Rodrigues, o comunicador Marcelo Garcia, ex-apresentador da 104 FM; Marcos Couto, que fez parte da Rádio Felicidade e agora integra o novo projeto; e o radialista Matheus Monticelli. A rádio terá sede no estúdio Urban Concept, localizado na Avenida Carlos Gomes. O espaço foi projetado para proporcionar uma estrutura moderna para a transmissão e produção de conteúdos.

Histórico e desafios 

A Massa FM já estava presente no Rio Grande do Sul com sua afiliada na Serra Gaúcha, operando em Bento Gonçalves e Nova Prata. Desde o início, Porto Alegre sempre foi considerada uma praça prioritária para a expansão da rede, mas desafios como a pandemia e as enchentes na região acabaram atrasando o início das operações. A aquisição da Rádio Felicidade, concluída em novembro do ano ado, viabilizou a entrada definitiva da emissora no mercado da capital. A estreia, inicialmente planejada para fevereiro, foi adiada devido a atrasos nas obras.

Desafios e metas

A Massa FM chega a Porto Alegre com a missão de consolidar a sua marca e ampliar sua capilaridade no mercado de rádio. Augustini diz que aprecia a paixão dos gaúchos pelo rádio e pela leitura. Questionado sobre o receio de alguma resistência por parte da audiência gaúcha, o experiente gestor demonstrou planos ambiciosos : "A Comunicação acontece de forma muito orgânica, mas nas agências de publicidade e em negócios já estabelecidos, enfrentamos resistência. Ainda assim, nosso objetivo é estar no top 5 em audiência até dezembro do ano que vem", afirma o diretor. A estratégia da emissora também contempla uma possível abertura para a música tradicionalista gaúcha em âmbito nacional, embora essa ideia ainda esteja em fase inicial. 

A Massa FM Porto Alegre será operada pelo Grupo R4 Comunicação (que já atua em Curitiba a Rádio Mix FM 98,3 e recentemente a Rádio Rock 89 FM) com uma programação alinhada à matriz de Curitiba e com programas locais ao longo da grade. A execução da emissora é fruto de uma parceria entre o Grupo R4 Comunicação, que reúne o Grupo Canal Marketing, o Grupo Maringá de Comunicação e o Grupo Verde Vale de Comunicação.

Programação com identidade local

Apesar de seguir o modelo de sucesso da matriz paulista, a programação da Massa FM Porto Alegre será moldada para atender ao público gaúcho. Nos primeiros meses, a rádio respeitará a grade original da rede, mas com o tempo, ajustes serão feitos para consolidar uma identidade mais próxima do público local.

"Nossa programação será feita por gaúchos. Das 6h às 12h e das 14h às 19h, teremos locutores locais no comando, garantindo uma conexão direta com a audiência. Teremos apresentadores ao vivo, falando sobre os assuntos do dia, trazendo interatividade e proximidade com os ouvintes", explicou Agustini. Além da forte presença da música sertaneja e dos grandes sucessos nacionais, a atração contará com ações promocionais, sorteios e cobertura de eventos sertanejos.

Sobre Caíque Agustini

Além de diretor-executivo do Grupo Verde Vale de Comunicação, é sócio, junto ao Grupo R4 Comunicação, das operações da rádio Mix Curitiba e da nova Rádio 89 Rock em Curitiba. Ele já foi presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR) por dois mandatos (2013-2018) e da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Aerp) entre 2021 e 2025. Atualmente, integra o Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Recentemente foi integrado à Agert, participando do Comitê de Relações Institucionais.

Comments