Evento do Movimento de Justiça e Direitos Humanos contou com lançamento de obra

Cerimônia de segunda-feira, 5, divulgou o livro 'Quando a notícia pode salvar vidas - Quatro décadas do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo'

A obra que busca resgatar a trajetória do prêmio jornalístico que reconhece reportagens comprometidas com a defesa dos direitos humanos - Crédito: Divulgação

No início desta semana, o espaço da OAB/Cubo - localizado na rua Manoelito de Ornellas, nº 55 -, em evento promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), foi palco do lançamento do livro 'Quando a notícia pode salvar vidas - Quatro décadas do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo'. Trata-se  de uma obra que busca resgatar a trajetória de um dos mais importantes prêmios jornalísticos do Brasil, que reconhece reportagens comprometidas com a defesa dos direitos humanos.

O encontro contou com apoio cultural da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) e da Caixa de Assistência dos Advogados RS (CAA/RS). Após a apresentação do exemplar, ocorreu um de debates que reuniu jornalistas já premiados ao longo dos anos. Na ocasião, eles puderam compartilharam suas experiências na cobertura de temas fundamentais para a cidadania e a democracia.

Na oportunidade estiveram presentes: o jornalista, editor do livro 'Quando a notícia pode salvar vidas' e diretor do Jornal Já, Elmar Bones; Jornalista, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e doutor em Comunicação, com pesquisa voltada ao Jornalismo e aos direitos humanos, Fábio Canatta; Jornalista e repórter fotográfico, pós-graduado em Poéticas Visuais e com formação em Fotografia Digital e Gravura em Metal, Itamar Aguiar.

Também estiveram presentes no do evento Nilson Cezar Mariano, que é jornalista e mestre em História, autor das obras 'Operación Cóndor - Terrorismo de Estado en el Cono Sur' e 'As Garras do Condor'. Ele é pesquisador, Cidadão Emérito de Porto Alegre e reconhecido como 'Jornalista Amigo da Criança' (Andi/Unicef). Para encerrar a lista de citados, ainda esteve presente a jornalista e pós-graduada em Economia Social, cineasta e sócia diretora da Panda Filmes e Falange Produções, Tatiane Sage.

Comments