Estão abertas as inscrições para '4º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral'
Premiação busca reconhecer os profissionais de Comunicação que contribuem para a disseminação de informações sobre o processo democrático

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lançou, na última quinta-feira, 13, o '4º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do RS'. A premiação busca reconhecer os profissionais de Comunicação que contribuem para a disseminação de informações essenciais sobre o processo eleitoral e a democracia no Estado. As inscrições permanecerão abertas até 17 de fevereiro e podem ser feitas direto no site da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
A solenidade ocorrerá em 15 de abril, no plenário do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350), em Porto Alegre. Os jornalistas concorrem com reportagens produzidas para os respectivos tipos de publicação: Jornalismo Impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo; e Destaque Acadêmico.
Podem participar gratuitamente jornalistas associados à ARI, já os não sócios se inscrevem mediante pagamento de uma taxa. Estudantes de Jornalismo, devidamente matriculados em cursos da área e com comprovante da instituição de ensino, estarão aptos a se candidatar. Cada profissional ou alunos podem inscrever até três trabalhos, que precisam ter sido publicados ou divulgados entre 1º de março de 2024 e 31 de janeiro de 2025.
Premiação
A edição deste ano tem como patrono o jornalista, radialista, professor e promotor de justiça aposentado Cláudio Brito. O homenageado destaca que o papel da imprensa é a tradução do juridiquês e expor para a sociedade, de forma que ela compreenda, todas as ações da Justiça Eleitoral. "As pessoas precisam compreender o que quer dizer o mundo jurídico e nós somos os intermediários para essa tradução", afirma.
O presidente da ARI, José Nunes, reforça a parceria com o TRE-RS desde a primeira edição do prêmio. "A preocupação que a gente tem com a cobertura eleitoral é fundamental. Quero convidar todos os profissionais a participarem, sim, deste prêmio, que já está consolidado na Justiça Eleitoral Brasileira", disse.
Representando o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), a conselheira Fiscal Vera Daisy destaca o papel da imprensa. "É uma batalha diária a que vivenciamos, a de promover a manutenção da nossa democracia brasileira, tão duramente conquistada. Nossa responsabilidade de bem informar, de combater a desinformação, merece esse reconhecimento e valorização."
Para o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o prêmio reconhece profissionais e acadêmicos que, em seus trabalhos, atuam na consolidação da democracia. "O Prêmio demonstra a importância da Justiça Eleitoral, a Justiça da Democracia, e demonstra também, de forma muito eloquente, a importância de mantermos íntegra, tremulando, como sempre, a bandeira da democracia", enfatiza.