Escult oferece curso gratuito de cinegrafia com foco técnico e estético

Formação é voltada a estudantes, profissionais do Audiovisual, educadores e demais interessados na área

O período de inscrição é de 30 de maio até 30 de junho - Crédito: Reprodução / Escult

A Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult), iniciativa do Ministério da Cultura (Minc), está com inscrições abertas para o curso livre e gratuito de Cinegrafia. Voltada a estudantes, profissionais do Audiovisual, educadores e demais interessados na área, a formação busca aprimorar os conhecimentos técnicos e estéticos relacionados à linguagem cinematográfica e à captação de imagens para diferentes formatos audiovisuais.

As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima quarta-feira, 30, neste link. O curso será oferecido totalmente on-line, com carga horária de 60 horas, e os participantes receberão certificado ao final da capacitação. O prazo para se inscrever segue até 30 de junho de 2025.

Com um conteúdo teórico e prático, a formação abordará temas como composição, tipos de objetivas, fotometria e uso de equipamentos em contextos diversos da cinegrafia. As aulas serão conduzidas pela professora Carolina Soares Pires, mestre e doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade Federal de São Paulo (USP), e pelo cineasta Gusthavo Crispim Cardoso, bacharel em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás.

Segundo o coordenador do curso, o professor doutor Murilo Berardo Bueno, a proposta é contribuir para a formação de profissionais da cultura e ampliar o conhecimento sobre os aspectos técnicos e criativos que envolvem o trabalho de cinegrafistas e diretores de fotografia. "Nosso objetivo é qualificar profissionais e entusiastas da arte de capturar imagens e contar histórias por meio delas", destaca.

Além das videoaulas, os inscritos terão o a uma sala de aula virtual com atividades práticas e interativas. O conteúdo inclui estudos de caso e exercícios voltados ao desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas.

Sobre a Escult

A Escult é fruto de uma parceria entre o MinC, o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (DTRAC), vinculada à Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic). A escola integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, que prevê cursos livres, formações iniciais e continuadas (FIC) e pós-graduação, alinhados ao Plano Nacional de Cultura.

Comments