Enoir Zorzanello faleceu aos 75 anos na manhã do último domingo
Empresário gramadense foi o idealizador do Gramado Cine Vídeo

O empresário gramadense e idealizador do Gramado Cine Vídeo - evento voltado ao cinema universitário e ao mercado de televisão -, Enoir Zorzanello, faleceu na manhã do domingo, 6, aos 75 anos. Ele estava em casa quando sofreu uma embolia pulmonar, sendo encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, mas não resistiu. Recentemente, Enoir havia ado por uma cirurgia no joelho em Porto Alegre e recebido alta hospitalar no dia seguinte.
O velório foi realizado no domingo, 6, das 16h às 23h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, junto à Câmara de Vereadores de Gramado. Nesta segunda-feira, 7, o espaço reabriu às 6h30, com sepultamento marcado para as 14h no Cemitério São Lourenço. Viúvo da empresária Silvia Zorzanello, fundadora da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos ao lado de Marta Rossi, Enoir deixa os filhos Eduardo e Vinícius (in memoriam), e os netos Vicente, Maria Eduarda e Clara.
Enoir era natural de Gramado e tinha formação em istração de Empresas, além de ter construído uma trajetória no setor do Turismo. Foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort), criou a TecnoHotel e esteve na organização do Festival de Cinema de Gramado. Além da atuação empresarial, Enoir também foi vereador e vice-prefeito de Gramado, na gestão de Pedro Bertolucci.
Homenagens
Em sua rede social, o jornalista Renato Martins relembrou a última vez em que havia visto pessoalmente Enoir: "A última vez que o vi pessoalmente foi num evento em 2017, quando eu era secretário de Comunicação de Gramado. Foi quando tiramos a foto deste post", escreveu. Ainda no texto digitou uma mensagem para o filho de Enoir, "Quero aqui dar um abraço forte no Eduardo, pois ele já tinha perdido a mãe em 2010, a empresária Silvia Zorzanello, que também tive o prazer de conhecer. E ainda, como muita dor, enfrentou a perda do irmão Vinícius, que foi repórter da minha equipe na Band e faleceu num acidente de trânsito em 2020".
O perfil do Festival de Cinema de Gramado, nas redes sociais, também prestou homenagem pela partida de Enoir. "Figura fundamental no desenvolvimento do turismo e da cultura em Gramado, Enoir liderou por muitos anos a organização do Festival de Cinema de Gramado e foi o idealizador do Gramado Cine Vídeo, iniciativa que ampliou ainda mais o protagonismo da cidade no cenário audiovisual brasileiro". Ao fim da mensagem, foi escrito: "Seu legado permanece vivo na história da região".