Eloisa Beling produz texto para o especial 'Jornalismo no Brasil em 2025'
No material, a comunicadora defende que serão necessários 'Novos Jornalismos' devido aos desastres climáticos

A jornalista, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Eloisa Beling, produz texto para o especial 'Jornalismo no Brasil em 2025'. No material, a comunicadora defende que serão necessários 'Novos Jornalismos' devido aos desastres climáticos que foram registrados em 2024. Há nove anos, o projeto realizado pelo Farol Jornalismo com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresenta, em 10 artigos, as projeções para a profissão.
O texto destaca que será preciso, além de reportar números, aperfeiçoar enquadramentos. Para a pesquisadora, é fundamental um aprofundamento dos acontecimentos relacionando causas e consequências dos efeitos climáticos. O documento ainda ressalta que a questão climática está conectada com economia, política, cultura e relações sociais.
A cobertura de desastres climáticos exigirá que o Jornalismo, em suas diferentes áreas, reveja suas prioridades e formas de atuação. "É preciso preparar os profissionais para trabalharem com segurança em meio às catástrofes, incluindo aspectos de saúde mental", aponta Eloisa.
Para a pesquisadora, é necessário também acompanhar a longo prazo os desastres climáticos. "Não é possível que um desastre seja esquecido ou preterido quando eclode outro. A lógica jornalística centrada no factual ajuda a silenciar os afetados, sobretudo aqueles mais vulnerabilizados", completa. Todos os artigos podem ser conferidos por meio do link.