Coordenadora da Gramado Film Market enaltece proximidade do setor audiovisual com o Festival
Gisele Hiltl conversou com a reportagem do portal sobre a sétima edição do projeto


Há sete anos o Gramado Film Market (GFM) integra a programação do Festival de Cinema de Gramado, com o intuito de dedicar espaço para o mercado Audiovisual. Assim como em edições adas, mantém atividades como palestras, workshops, rodadas de negócios e Mostra Universitária. Em conversa exclusiva com a equipe de Coletiva.net, a coordenadora do projeto Gisele Hiltl destacou neste ano o retorno da proximidade do mercado com o Festival em si. "Isso porque operamos dentro da Recreio Gramadense, sede do Festival, e também no Museu do Festival de Cinema, que funciona no 1º andar do Palácio dos Festivais, garantindo maior interação."
Conforme Gisele, a nova edição do do GFM está "sendo ótima, com boa participação em todas as categorias". Vale ressaltar que o programa é dividido em três eixos: capacitação, rodadas de negócios e painéis sobre perspectivas e tendências para a área. O projeto é promovido pela Gramadotur, pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), e pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine). Todas as atividades são gratuitas.
A coordenadora do GFM relatou que foram atingidos bons números de inscritos na sétima edição do projeto, além da grande presença de participantes e de reuniões realizadas com os players. Porém, apesar do Festival ainda não ter acabado, o trabalho para o próximo ano já começou. "Planejamos um número maior de capacitações, um período especial para as conexões diretas, que são o foco do mercado, além de já estarmos debatendo os conteúdos para os painéis", diz, ao salientar que "torce muito que já tenhamos um VOD regulado".
A equipe de Coletiva.net acompanha o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.