Convergência Produtora produz documentário sobre TDAH, gravado em Novo Hamburgo
Projeto explora a relação do músico Alércio Pereira com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

O músico Alércio Pereira, ex-integrante das bandas 'Musa Híbrida' e 'Canastra Suja', lança o documentário 'ADHD: Música e Autodescoberta no Contexto do TDAH', neste sábado, 29, na Casa das Artes de Novo Hamburgo. O projeto, coproduzido entre 1Byte e Convergência Produtora, explora sua relação com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e como a condição impacta sua vida pessoal e profissional.
O evento terá sessão dupla, ambas com debate entre público e equipe de produção. A primeira exibição, às 18h30, será com recursos de ibilidade como audiodescrição, legendas descritivas e libras, seguida de uma sessão geral às 20h. Dirigido por Leonardo Peixoto, o filme une registros das gravações das músicas, diálogos de Alércio com sua psicóloga e amigos com o mesmo diagnóstico, além de um olhar íntimo sobre superação e criatividade.
O documentário mergulha nas experiências pessoais de Alércio com o TDAH, trazendo reflexões sobre criatividade, tempo e relações. Conforme o músico, a ideia surgiu das lives que fez durante o processo de criação. "Queria algo além de um simples making of, uma narrativa que pudesse conectar e acolher outras pessoas que am pelo mesmo desafio", conta.
Para Leonardo, a proposta é abordar o tema com sensibilidade, fugindo de estereótipos. "Conseguimos chegar em uma estética que dialoga com o trabalho musical do Alércio. A expectativa é que seja um filme envolvente, consciente e, ao mesmo tempo, divertido", afirma. Na sequência do documentário, está planejado o lançamento de um EP com quatro faixas, que abordam os impactos do TDAH na vida e carreira do artista.