Começa oficialmente a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado
Abertura do evento foi realizada na Sociedade Recreio Gramadense


Começou, oficialmente, a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A abertura do evento, a exemplo do ano ado, foi realizada na Sociedade Recreio Gramadense, local que abriga a secretaria do evento. A solenidade se iniciou às 16h e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Além de autoridades, convidados e equipe de trabalho, a solenidade foi aberta à participação da comunidade.
Na cerimônia de abertura, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, afirmou que é uma honra e uma felicidade imensa poder abrir o festival, tendo em vista o que o Rio Grande do Sul ou. "Um festival que enfrentou diversas situações sempre encontra uma forma de ser realizado. É um evento que se renova, sendo um orgulho para a cidade de Gramado. Para nós, é muito importante estarmos de volta com o nosso Turismo", disse. Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Issur Koch, reforçou que o Festival de Cinema é um momento muito especial para o Estado, País e a Cultura. Além disso, esta edição é marcada por simbolismos, principalmente pela resiliência do Rio Grande do Sul após as enchentes. "Este é o momento de retomada, e o nosso Estado segue vivo e produzindo cultura muito bem", afirmou.
Para o secretário-adjunto de Cultura, Benhur Bortolotto, "é uma imensa satisfação ver Gramado abrir suas portas para o Brasil, pois o festival é um orgulho para o Rio Grande do Sul". E completou: "Investimos R$ 1,5 milhão no evento, pois, apesar de tudo o que o Estado viveu, entendemos que, com eventos como esse, queremos mostrar o nosso melhor, temos que prestigiar as Artes", colocou. Conforme com a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, é uma honra estar pelo segundo ano consecutivo em Gramado e é uma vitória o festival ocorrer este ano. "Ele é um patrimônio brasileiro. Ser realizado este ano é uma alegria imensa para todos nós", concluiu.
Sob regência do maestro convidado Júlio César Wagner, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou um repertório com trilhas de filmes nacionais e internacionais, além de homenagens especiais, em alusão aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, ao Rio Grande do Sul e ao Ayrton Senna. Os solistas Laura Dalmas, Fernando Ávila, Rafael Gubert realizaram participações especiais, assim como o coral Vozes de Gramado.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.