Com presença da Ministra da Cultura, 51º Festival de Cinema de Gramado é oficialmente aberto
Cerimônia aconteceu na manhã deste sábado, na Sociedade Recreio Gramadense


Muita música e emoção, e a presença da Ministra da Cultura, Margarateh Menezes. Assim foi a abertura oficial do 51 Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu na manhã deste sábado, 12, na Serra Gaúcha. Devido à previsão de chuva intensa, a cerimônia foi transferida do tradicional Tapete Vermelho para a Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328) onde também está localizada a base do evento.
A solenidade contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, com um repertório que remete a clássicos do Cinema nacional e internacional, como 'De Volta para o Futuro', 'Top Gun', 'Nasce uma Estrela' e 'Indiana Jones'. O momento foi complementado por uma homenagem aos 150 anos do inventor Alberto Santos Dumont. Com apresentação da jornalista Marla Martins, toda a cerimônia teve tradução simultânea de Libras.
Conforme a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, autarquia da cidade de Gramado responsável por organizar o Festival, 2023 é um ano para celebrar os profissionais do Cinema. "As homenagens serão dadas, exclusivamente, para as mulheres. Esse vigor feminino, agora, consegue ter esse reconhecimento", salientou.
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também subiu ao palco da Sociedade Recreio Gramadense. "Sempre tive um respeito imenso a todos profissionais do Audiovisual. Vocês são heróis e heroínas", disse, ao salientar que estão retomando "todas as políticas culturais que foram destruídas".
Ovacionada, a ministra salientou que sempre teve o desejo de estar presente no Festival de Cinema de Gramado, o qual considera ser o "Oscar brasileiro". Também trouxe à pauta a Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia. Isso porque o Ministério da Cultura publicou ontem, 11, a regulamentação da lei sobre ações afirmativas e medidas de ibilidade para apoio financeiro ao setor cultural. As regras orientam estados, municípios e o Distrito Federal sobre procedimentos e mecanismos de estímulo à participação diversa e representatividade social de agentes culturais e equipes.
Além delas, outras autoridades presentes foram a secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga; a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo; a deputada federal Denise Pessôa; e o prefeito de Gramado, Nelson Tissot.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.