Com presença da Ministra da Cultura, 51º Festival de Cinema de Gramado é oficialmente aberto

Cerimônia aconteceu na manhã deste sábado, na Sociedade Recreio Gramadense

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, prefeito de Gramado, Nestor Tissot, secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo, deputado Joel Wilhelm e deputada Denise Pessôa - Crédito: Edison Vara/Agência Pressphoto

Muita música e emoção, e a presença da Ministra da Cultura, Margarateh Menezes. Assim foi a abertura oficial do 51 Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu na manhã deste sábado, 12, na Serra Gaúcha. Devido à previsão de chuva intensa, a cerimônia foi transferida do tradicional Tapete Vermelho para a Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328) onde também está localizada a base do evento.

A solenidade contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, com um repertório que remete a clássicos do Cinema nacional e internacional, como 'De Volta para o Futuro', 'Top Gun', 'Nasce uma Estrela' e 'Indiana Jones'. O momento foi complementado por uma homenagem aos 150 anos do inventor Alberto Santos Dumont. Com apresentação da jornalista Marla Martins, toda a cerimônia teve tradução simultânea de Libras.

Conforme a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, autarquia da cidade de Gramado responsável por organizar o Festival, 2023 é um ano para celebrar os profissionais do Cinema. "As homenagens serão dadas, exclusivamente, para as mulheres. Esse vigor feminino, agora, consegue ter esse reconhecimento", salientou.

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também subiu ao palco da Sociedade Recreio Gramadense. "Sempre tive um respeito imenso a todos profissionais do Audiovisual. Vocês são heróis e heroínas", disse, ao salientar que estão retomando "todas as políticas culturais que foram destruídas".

Ovacionada, a ministra salientou que sempre teve o desejo de estar presente no Festival de Cinema de Gramado, o qual considera ser o "Oscar brasileiro". Também trouxe à pauta a Lei Paulo Gustavo, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia. Isso porque o Ministério da Cultura publicou ontem, 11, a regulamentação da lei sobre ações afirmativas e medidas de ibilidade para apoio financeiro ao setor cultural. As regras orientam estados, municípios e o Distrito Federal sobre procedimentos e mecanismos de estímulo à participação diversa e representatividade social de agentes culturais e equipes.

Além delas, outras autoridades presentes foram a secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga; a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo; a deputada federal Denise Pessôa; e o prefeito de Gramado, Nelson Tissot.


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comments